Paisagens quase intocadas pela ação humana, silêncio e contato com a natureza: as ilhas remotas ao redor do mundo proporcionam justamente isso, além de serem paradisícas . E, de acordo com um levantamento da rede social Pinterest, esses destinos estão em ascensão, tendo visto um aumento de 179% nas buscas pelo tema no site.
Sendo assim, o Pinterest separou - com exclusividade para o iG Turimso - uma lista de 10 ilhas remotas que estão bombando na rede social. A seleção reúne ilhas de todo o mundo, inclusive daqui do Brasil. Então se você quer fugir da rotina, mas não está disposto a gastar muito dinheiro para viajar meio planeta, não se preocupe, porque a natureza brasileira não deve para ninguém nesse quesito.
10 ilhas remotas para visitar em 2019
Veja os detalhes de cada uma das ilhas pelo Brasil e pelo mundo:
- Ilhas Turcas e Caicos, Caribe
- Anguilla, Caribe
- Atol das Rocas, Rio Grande do Norte
- Abrolhos, Bahia
- Ilha do Bananal, Tocantins
- Ilha de Navarino, Chile
- Jersey e Guernsey, Reino Unido
- Ilhas Virgens Britânicas, Caribe
- Ilhas de Madalena. Canadá
- Tsarabanjina, Madagascar
1. Ilhas Turcas e Caicos, Caribe
As primeiras colocadas ficam numa região que é o sonho de consumo de inúmeros turistas: o Caribe. Mas, diferente de outras ilhas mais disputadas, como as Bahamas, as Ilhas Turcas e Caicos são um destino mais isolado e calmo.
Lá, você poderá se aventurar em algumas das praias mais bonitas do mundo , mergulhando, fazendo snorkel ou até mesmo pescando. A praia de Grace Bay, por exemplo, foi eleita a melhor praia do mundo em 2018 pelo Travelers' Choice Awards do TripAdvisor.
As ilhas contam com spas, lugares para compras e até mesmo cassinos para quem estiver a fim de um pouco mais de diversão além de ficar no sol e pegar um bronze.
2. Anguilla, Caribe
Mas elas têm concorrentes na região caribenha. A ilha de Anguilla traz uma experiência única, com muita natureza - que pode ser explorada por trilhas e até mesmo a cavalo ou pedalando.
E se a natureza e as praias não bastam para mantê-lo num lugar, Anguilla também oferece uma movimentada vida noturna, com opções para todos os gostos. Outras atividades incluem andar de barco, jogar golfe e relaxar nos spas da ilha.
3. Atol das Rocas, Rio Grande do Norte
Porém, sair do país nem sempre é viável - e nem sempre é do agrado de todos. Se quer uma ilha isolada para visitar por aqui, o Atol das Rocas é uma ótima pedida. Este santuário ecológico é de extrema importância para a preservação de formas de vida marinha que habitam recifes de corais.
O principal do turismo no Atol das Rocas fica nos entornos da ilha, já que é uma reserva ecológica restrita. Ainda assim, a região é excelente, e você poderá aproveitar praias praticamente desertas e extremamente reservadas, ideais para descansar e refletir.
4. Abrolhos, Bahia
Ainda em solo nacional, este arquipélago de cinco ilhas no litoral sul da Bahia é conhecido pela rica vida marinha que habita as águas da região, semelhante ao caso do Atol das Rocas.
Algumas espécies são a baleia branca, o tubarão limão e a anêmona gigante - e todas elas podem ser observadas nos passeios a barco ou nos mergulhos. No entanto, vale lembrar que apenas duas das cinco ilhas recebem visitantes: a de Siriba e a de Santa Bárbara.
Na primeira, segundo o site oficial de turismo do arquipélago , existe uma trilha ecológica de 1,6 km e uma praia com conchas e piscinas naturais nas quais é possível observar peixes coloridos e outras espécies. Já a segunda é casa do Farol de Abrolhos, uma torre de ferro fundido de 22 metros de altura, inaugurada em 1862.
5. Ilha do Bananal, Tocantins
Essa ilha fluvial de 25 mil km2 entre os rios Javaés e Araguaia é considerada a maior do mundo. A Ilha do Bananal é dividida entre duas reservas: uma ecológica e outra indígena. Com fauna e flora que lembram a do pantanal, boa parte da ilha fica inundada na maior parte do ano, mas mesmo assim a riqueza natural é exuberante.
Se você estiver a fim de visitar a região, deve considerar uma passada no município de Formoso do Araguaia, a maior cidade tocantinense em termos de área, com mais de 13,4 mil km2. Alguns dos atrativos de lá são a observação de pássaros, a pesca esportiva e as trilhas. A melhor infraestrutura turística e hoteleira, porém, fica na cidade de Gurupi, que conta com bons hotéis e restaurantes.
Leia também: Ilhas no Nordeste do Brasil garantem um cenário paradisíaco; veja quais visitar
6. Ilha Navarino, Chile
Continuando na América do Sul, o litoral chileno também tem seus encantos. No arquipélago da Terra do Fogo fica a ilha de Navarino, sítio no qual foram descobertos os restos da cultura dos índios Yaganes, o povo indígena mais meridional do mundo. Segundo o site oficial de turismo chileno, essas descobertas tornaram a ilha um grande polo cultural e turístico.
7. Jersey e Guernsey, Reino Unido
Estas duas ilhas ficam no Canal da Mancha, trecho de mar que separa o Reino Unido da Normandia, região ao norte da França. Ambas são consideradas território britânico e estão recheadas de história e cultura.
Jersey pode ser explorada em um fim de semana, graças a seu tamanho diminuto. As atividades para aproveitar seu tempo na ilha vão de caminhar pela praia e fazer compras a visitar castelos e jogar golfe.
Quem for para Guernsey, a oeste de Jersey, poderá passar o tempo andando de barco, explorando ruínas de castelos medievais e até mesmo conhecendo o jardim do importantíssimo escritor francês Victor Hugo, autor de "Les Misérables", que viveu na ilha em exílio.
8. Ilhas Virgens Britânicas, Caribe
Depois de passar um tempo na América do Sul e dar um pulo na Europa, é hora de voltar ao Caribe para conhecer as Ilhas Virgens Britânicas. De kiteboarding e surfe a mergulhos e compras, você vai sair de lá com muitas memórias.
Um bom roteiro para quem estiver a fim de passar um tempo em terra firme é conhecer os marcos históricos das Ilhas Virgens Britânicas, como engenhos de açúcar ou a Jost Van Dyke Preservation Society, que tem como intuito preservar o legado marítimo da ilha de mesmo nome, onde o colonizador/pirata holandês Joost Van Dyk fincou raízes ainda no século XVII.
9. Ilhas de Madalena, Canadá
Este arquipélago canadense fica no golfo de São Lourenço, em Quebec. É possível descobrir a natureza do local de diversas maneiras, mas as principais são o surfe, o kitesurfe, o mergulho e as trilhas.
As ilhas ainda são conhecidas pela tradição culinária voltada para os frutos do mar e trazem também oportunidades de entretenimento para os fãs de artesanato, com cursos e galerias especializadas nesse ramo.
10. Tsarabanjina, Madagascar
Tsarabanjina é uma pequena ilha no litoral da quarta maior ilha do mundo: Madagascar. Atualmente, todo o local pertence ao hotel Constance Tsarabanjina, que proporciona mergulhos e trilhas guiadas para os visitantes descobrirem a biodiversidade única do local.
Leia também: 9 casas exóticas para você se hospedar na sua próxima viagem
A última das ilhas remotas também tem águas cristalinas e uma natureza quase intocada, com exceção das cabanas ecologicamente corretas construídas pelo Constance para abrigar os turistas, e promete encantar quem for para lá.