Turistas agora podem optar por se sentir como um membro da realeza durante uma viagem para a Escócia. De acordo com informações do site “Daily Mail”, o castelo medieval Old Rowallan acaba de ser transformado em uma hospedagem de luxo e está disponível para reserva pelo Airbnb para reis e rainhas natos.
Leia também: Veja 6 castelos para você se hospedar no Brasil e no mundo
Uma noite no castelo custa 1,2 mil libras (cerca de R$ 5,8 mil), em um cálculo para até oito pessoas em quatro quartos duplos, ficando 150 libras (R$ 725) para casa pessoa. O castelo medieval começou a ser construído no século 12 e agora faz parte do catálogo de hospedagens do Airbnb.
Devido à construção de outro castelo nos arredores e, como consequência, à precarização das condições do edifício, a guarda do castelo pertencia ao Estado, a fim de preservá-lo. Os donos atuais da propriedade fizeram uma longa campanha para tentar retomar o controle do castelo e transformá-lo em acomodação turística. Com um acordo feito três anos atrás com o governo escocês, foi possível trazer as atividades no lugar de volta à vida.
Leia também: Veja sete países na Europa com castelos para fazer um roteiro digno de realeza
Detalhes sobre a hospedagem no castelo medieval
O castelo de dois andares está localizado nas margens do rio Carmel Water. Acredita-se que foi o lugar onde Elizabeth Mure nasceu e se casou com Robert Stewart, o qual posteriormente tornou-se rei da Escócia. O edifício antigo serviu de inspiração para o designer Charles Rennie Mackintosh projetar o Scotland Street School Museum, na cidade de Glasgow, que conta a história da educação no país desde o século 19.
Leia também: Veja 7 hospedagens em castelos ao redor do mundo
Entre suas instalações para o lazer e conforto dos hóspedes, o castelo conta com uma cozinha equipada e uma enorme sala de jantar, como consta em sua descrição no site. A arquitetura é elegante e no estilo renascentista. Ainda há uma pista de golfe e clube de música country pelos arredores do edifício.
De acordo com o atual dono, Niall Campbell, foi realizado um trabalho juntamente com a Historic Scotland, agência do governo responsável por salvaguardar a herança construída na Escócia. “A ideia era reformar o castelo medieval
para ficar o mais parecido possível ao original. Estamos animados para abrir as portas”, finaliza.