Em destinos com praias paradisíacas , uma das atrações mais enriquecedoras é fazer um mergulho e ver de perto as belezas do mundo do mar. Mesmo exigindo certo esforço físico, é um tipo de atividade que traz bem-estar e ajuda a relaxar. Segundo pesquisa realizada pela plataforma de viagens Booking.com, praticar esportes aquáticos está nos planos de férias de 27% dos viajantes brasileiros.
Considerando esse dado, a Booking.com analisou mais de 159 milhões de avaliações de viajantes para chegar aos cinco destinos que são verdadeiros paraísos para quem buscar praticar mergulho .
Mergulho em Fernando de Noronha, Brasil
A primeira opção fica aqui mesmo no Brasil e oferece ao turista ótimos lugares para mergulhar . Essa ilha já é conhecida por possuir águas límpidas e isso faz com que o turista tenha uma visibilidade de cerca de 50 metros de profundidade com nitidez e, caso tenha sorte, é possível ver uma variedade de peixes, tartarugas marinhas, golfinhos e até tubarões.
Para mergulhar é preciso um certificado que comprove que você fez um curso para isso, mas quem não possui também pode sentir um gostinho dessa aventura indo a pontos específicos, como na praia Baía do Sueste, e usando o equipamento conhecido como snorkel para ver debaixo d’água. Para uma experiência mais imersiva, o indicado é utilizar o cilindro. Os melhores meses para praticar esse tipo atividade são entre agosto e dezembro.
Ilhas Similan, Tailândia
O destino é considerado sagrado pelos mergulhadores apaixonados pela prática, pois a Ilhas Similan são um Parque Nacional Marinho que possuem águas cristalinas e uma grande biodiversidade. Ao mergulhar, o viajante pode ver animais gigantes, como tubarões-baleia e raias-manta, e também animais menores, como caranguejos, lagostas, além dos coloridos e diversificados corais.
Por lá, uma atração que costuma fazer sucesso é o live aboard. Trata-se de um roteiro para mergulhadores que dura de três a quatro dias em um barco para o viajante poder mergulhar em diversos lugares diferentes. Esse passeio acontece de novembro a maio, pois é quando a visibilidade do mar fica melhor, sendo possível ver com nitidez de 25 a 40 metros.
Cairns, Austrália
O mar australiano também conta com uma rica vida marinha. Em quase três quilômetros da costa é possível encontrar a Grande Barreira de Corais, que é considerada um patrimônio da humanidade. Cairns é um trecho de terra firme que garante um fácil acesso ao local e os mergulhadores podem admirar de perto jardins de corais rasos, pináculos, canais profundos, valas, cavernas e navios naufragados. Os meses com melhor visibilidade são julho e agosto.
Bali, Indonésia
A pitoresca região formada por 17 mil ilhas conta com mais de 500 pontos para mergulho, sendo Bali um dos mais populares. A diversidade marítima é imensa e são mais de 3 mil espécies de peixes e cerca de 600 corais nas águas da região. Ao mergulhar, o viajante pode se deparar com golfinhos, arraias, baleias e até um vulcão submarino. O período ideal para praticar essa atividade aquática é entre abril e dezembro.
Belize City, Belize
Claro que um destino caribenho também está entre os favoritos dos turistas e esse pequeno país da América Central abriga um local considerado fascinante, o Blue Hole , que é uma caverna em forma de circular no meio do mar, esse fenômeno da natureza possui mais de 300 metros de diâmetro e 135 metros de profundidade.
O local é o mais visitado para quem deseja fazer mergulho , mas é bom lembrar que para isso é preciso certa experiência. A época ideal para visitar o local é entre abril e junho.