Para quem procura um destino turístico diferente dos mais visitados por viajantes, Budapeste é uma boa opção, com atrações e paisagens de tirar o fôlego. A cidade, capital da Hungria , é repleta de lugares curiosos e um roteiro para Budapeste é ideal para quem busca conhecer uma cultura diferente, ter diversão com toda a família e também aprender um pouco da história do local.
Com vistas panorâmicas, passeios ao ar livre e uma programação cultural e histórica extesa, um roteiro para Budapeste é completo e pode ser uma boa alternativa para quem gosta de passar tempo com toda a família durante viagens.
Confira os pontos turísticos essenciais para um roteiro para Budapeste:
1. Parlamento de Budapeste
Eleito um dos 10 melhores monumentos do mundo pelo prêmio Travellers' Choice Awards
do site TripAdvisor, que considera a avaliação de usuários viajantes, o Parlamento de Budapeste é um ponto de referência na cidade, marcando a paisagem com a sua bela construção às margens do Rio Danúbio. Segundo o site, é um dos edifícios legislativos mais antigos da Europa e oferece uma excursão em seu interior para turistas.
2. Rio Danúbio
Um roteiro para Budapeste não seria completo sem um passeio pelo Rio Danúbio. O rio é outro ponto marcante para a capital húngara, pois a separa em duas metades, uma denominada Buda, no lado ocidental, e a outra denominada Peste, no lado oriental . Lá são oferecidos aos turistas cruzeiros pelas águas do rio, muitos no período da noite, que oferecem jantares e passeios com vista para as luzes da cidade.
3. Castelo de Buda
O Castelo de Buda é outro ponto indispensável no roteiro para Budapeste. Segundo o site oficial de turismo da cidade “Budapest Info”, o Castelo, além de ser um lugar importante no passado histórico da cidade, é importante atualmente no que se trata de cultura e arte, já que é onde está localizada a Galeria Nacional da Hungria e também o Museu de História de Budapeste.
4. Bastião dos Pescadores
Em Buda, porção ocidental da cidade, o Bastião dos Pescadores se destaca, no alto do Morro do Castelo de Buda. De acordo com o site oficial de turismo da cidade, o local tem esse nome devido a uma associação medieval de pescadores, que foi responsável pela defesa da área em questão. Além do passado histórico, o lugar tem uma excelente vista para toda a cidade.
Leia também: Veja 10 lugares com vista incrível para a cidade e para a Torre Eiffel
5. Ponte das Correntes
A Ponte Pênsil Széchenyi Lánchíd, mais conhecida como Ponte das Correntes, é outro ponto de referência que não pode faltar em nenhum roteiro para Budapeste. Um dos cartões postais do destino turístico, a ponte compõe a paisagem junto do rio Danúbio. Antes de sua construção, a travessia de Buda para Peste costumava ser feita por barco ou quando as águas congelavam e formava-se uma camada de gelo, por isso a ponte é tão importante para a cidade.
6. Águas termais
Passeios em piscinas de águas termais
também são clássicos em Budapeste. Existem várias opções de locais e complexos de piscina que oferecem um banho quente e até um spa. Segundo o site “Budapest Info”, o Széchenyi Bath é um dos maiores complexos de piscina da Europa, contando com 21 piscinas e oferecendo desde jacuzzis até aula de hidroginástica.
7. Avenida Andrassy
Com dois quilômetros de extensão, a Avenida Andrassy é a principal avenida da cidade, rodeada por casas e palácios e também por diversas lojas de grife, de acordo com o site oficial, e não pode ficar de fora de nenhum roteiro para Budapeste. Além de já ser um ponto turístico conhecido, lá estão localizados outros lugares recomendados em um roteiro para Budapeste, como a ópera da cidade, o Museu do Terror e, ao final da rua, a famosa Praça dos Heróis.
8. Praça dos Heróis
Segundo o site “Budapest Info”, a Praça dos Heróis é indispensável em um roteiro para a capital húngara. O monumento é constituído por uma coluna de 36 metros de altura, com o arcanjo Gabriel no topo, que pode ser visto à uma grande distância e com certeza fará uma foto memorável da viagem para a cidade na Hungria.
9. Zoológico de Budapeste
O Zoológico de Budapeste, que foi inaugurado há 150 anos, conta com uma das melhores coleções da Europa, de acordo com o site oficial de turismo da cidade. É uma opção de passeio e diversão para toda a família
, contando com mais de mil espécies de animais, plantas e também edifícios históricos.
10. Basílica de Santo Estêvão
Por último, mas não menos importante, há a Basílica de Santo Estêvão, que está localizada no ponto mais alto de Peste, lado oriental da capital húngara, e tem uma visão panorâmica de 360 graus para toda a cidade, imperdível em qualquer roteiro para Budapeste
. Além disso, ela também tem uma arquitetura típica das basílicas da época em que foi construída, no começo do século 20. É possível acessá-la por meio de escadas ou usando um elevador.