Quase todo fã de motocicletas e entusiastas por viagens na estrada já sonharam com uma aventura na Rota 66, a rodovia mais famosa do mundo, conhecida como "The Mother Road" (em português, "a estrada mãe"). Com uma extensão de cerca de 4 mil km, a estrada é histórica nos Estados Unidos , aberta em 1926, fazendo parte do plano nacional de autoestradas.
Leia também: Confira as 13 estradas mais incríveis do mundo
Apesar de ter sido desativada em 1985 e muitos trechos da rota terem sido absorvidos por vias expressas, ainda é possível circular em uma parte do traçado original da Rota 66 . Indo de Chicago, em Illinois, até Santa Mônica, na Califórnia, ela cruza quase 200 cidades em nove estados americanos.
Para explorar a estrada, é preciso ter um certo conhecimento não só de direção, mas também do território a ser explorado. Existem agências de turismo que realizam um tour pela rota e até mesmo caravanas de motociclistas locais, como o “Route 66 Experience”, que levam o turista por um passeio único e diferenciado, conhecendo os segredos de cada um local.
Para quem quer se aventurar por conta própria, é preciso ter em mente quantos dias terão a viagem e quanto tempo de deslocamento será necessário de uma parada até outra. O recomendado é passar cerca de 15 a 20 dias, para conseguir visitar todas as cidades. Uma das possibilidades é organizar o roteiro conhecendo uma cidade por estado. Conheça as que mais atraem turistas, de acordo com a agência “VisiteOsUSA”:
Pontos turísticos em cada estado
-
Illinois
Antes de colocar o pé na estrada, conheça Chicago, cidade mais populosa de Illinois e popularmente conhecida como “Cidade dos Ventos”. Em Chicago, a programação é completa de atividades, com parques, museus e monumentos famosos, também com prédios com uma ótima vista para a cidade.
As principais atrações da cidade são o Instituto de Artes de Chicago, museu com obras de arte privilegiadas, o Parque Millennium, excelente para um passeio em família com eventos, lazer ao ar livre, esculturas e obras de arte, o Cloud Gate, monumento espelhado famoso, o Magnificent Mile, avenida florida e com prédios modernos, e o Skydeck Chicago (Willis Tower), arranha-céu com vista de tirar o fôlego.
Seguindo o caminho ainda no estado de Illinois, a cidade de St. Louis é outra grande cidade ao longo da Rota 66. St. Louis é considerada a melhor cidade do beisebol dos EUA, de acordo com a “VisiteOsUSA”, e a viagem não estaria completa sem ir a um jogo de beisebol do St. Louis Cardinals, time local. Aqui você também pode encontrar diversas atrações, exposições e culinárias sofisticadas, num clima de simpatia e diversificação.
Um dos principais atrativos turísticos é o Gateway Arch, o mais alto monumento do país feito pelo homem e o arco mais alto do mundo. Icônico e impressionante, o arco celebra a visão de Thomas Jefferson e o papel de St. Louis na expansão dos EUA para o Oeste. A dica é pegar o trem fechado até o deque de observação para vistas impressionantes da cidade e do rio Mississippi. E também não faltam atrações relacionadas à estrada, como a Old Chain of Rocks Bridge, a forma original de cruzar o rio Mississippi pela Rota 66.
-
Missouri
Conhecida como local de nascimento da Rota 66, a cidade de Springfield é outro destino imperdível para quem viaja pela estrada. Os fanáticos por história vão enlouquecer durante a visita na cidade, já que o que não falta são museus. Alguns deles são o Museu Histórico na Praça, na Praça do Parque Central, que aborda um episódio de duelo de tiros do Velho Oeste, e também o Campo de Batalha Nacional do Riacho Wilsons, onde ocorreu a segunda maior batalha da Guerra Civil Americana, contando hoje com exposições sobre o fato histórico.
Springfield também tem atrações para toda a família, desde cavernas até zoológicos. As Cavernas Fantásticas é a experiência de fazer uma excursão de quase uma hora no leito de um rio subterrâneo em carrinhos puxados por jipes, na única caverna da América do Norte grande o suficiente para ser percorrida. Já no Zoológico do Parque Dickerson, você pode ver animais de 120 espécies, e no Discovery Center você pode passar por um experiência educativa e interativa, com diversão para toda a família.
-
Oklahoma
Continuando o trajeto da Rota 66, no estado de Oklahoma, você pode visitar Tulsa, a segunda maior cidade do estado, com atrativos genuinamente americanos. Com diversos contrastes ao longo do rio Arkansas, a arquitetura art-déco divide o espaço com arranha-céus com estrutura de aço.
Um dos principais pontos turísticos é o edifício Philcade, construído no centro da cidade no início do século 20, com uma fachada tradicional. Próximo ao local, está o Museu de Arte Philbrook, instalado também em uma construção antiga. Já a excentricidade de Tulsa fica clara em monumentos como Golden Driller e Center of the Universe. Quem viaja com crianças pode conhecer o Zoológico de Tulsa e o Aquário de Oklahoma.
-
Texas
No Texas, estado conhecido por seus caubóis, o roteiro é de diversão e aventura. Amarillo é a cidade perfeita para experimentar um pouco do sabor do Texas, mesmo que você tenha pouco tempo, sendo uma personificação do Velho Oeste, também com uma programação radical e cultural.
As principais atrações são a Cadillac Ranch, que é uma escultura de veículos coloridos localizada próxima da Rota 66, o Palo Duro Canyon, um passeio radical de bike pelos cânions, o Museu de História Panhandle–Plains e o Jardim Botânico Amarillo.
Leia também: Prepare a bicicleta! 5 destinos para quem curte sair pedalando por aí
-
Novo México
Maior cidade no estado do Novo México, Albuquerque é dividida pelo Rio Grande e localizada a altas altitudes. Ela foi abrigo de tribos nativas por milhares de ano e colonizada pelos espanhóis no século 18. Hoje, ela tem uma cena gastronômica e cultural típicas do sudoeste, contando também com belas paisagens do deserto e das montanhas.
Albuquerque é cheia de pontos turísticos curiosos, como o Breaking Bad Tour, para os fãs da série de mesmo nome, e a Cratera de Barringer, formada por um meteorito há milhares de anos. Além disso, é oferecida uma programação cultural e histórica muito rica, com uma grande diversidade de museus, como o Centro Cultural da Tribo Pueblo, o Monumento Nacional de Gravuras Rupestres e o Museu de Ciências e História Natural do Novo México.
-
Arizona
No estado do Arizona, está localizado o tão famoso desfiladeiro Grand Canyon, que fica perto da cidade de Flagstaff, na Rota 66. O lugar é imperdível em qualquer roteiro na estrada, já que apresenta paisagens estonteantes. Surpreendente e arrebatador, o Grand Canyon, que tem 1,6 km de profundidade e 16 km de largura, segundo informações da agência “VisiteOsUSA”, é uma prova de 2 bilhões de anos da história da geologia.
Flagstaff tem um estilo tranquilo e simpático, com ares modernos. Em um passeio pelo centro histórico da cidade, é possível visitar restaurantes, cervejarias artesanais e galerias com obras de arte locais. Além disso, a cidade tem muitas casas noturnas e apresentações de música ao vivo, também com áreas escuras que são ideais para observar as estrelas.
-
Nevada
Continuando a rota e chegando em cidades turísticas ainda mais conhecidas ao redor do mundo, você poderá explorar, em Nevada, a cidade inventada em pleno Deserto de Mojave que beira o surreal: Las Vegas. A “cidade do pecado” e da jogatina segue se reinventando, com os próprios hotéis sendo as maiores atrações. Eles oferecem cassinos, lojas, restaurantes, discotecas, festas na piscina e por aí vai.
A Strip é a principal rua da cidade, onde se concentram todos os hotéis de investimentos milionários, mas também não deixe de visitar a Fremont Street. São cinco quarteirões repletos de lojas e quiosques coloridos que vendem de souvenires a alimentos, oferecendo até uma radical tiroleza por toda a rua. À noite, a região fica mais movimentada por causa do espetáculo de luzes com performances musicais.
- Califórnia
Leia também: Los Angeles: dicas de passeios e de como evitar furadas para montar seu roteiro
A Califórnia é um estado repleto de programação turística, mas a maior cidade com certeza é Los Angeles, que também marca o final da Rota 66 . A cidade das estrelas oferece de tudo, desde museus, como o Museu de História Natural, tours por estúdios de gravação e parques de diversões até praias famosas, como a de Santa Mônica, chegando ao final desta longa, longa estrada.