A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) elegeu San Antonio, no Texas, como Cidade Criativa da Gastronomia, título que a tornou parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco.  A cidade reúne características de culturas como a mexicana, a espanhola, a alemã e a francesa, que também influenciam muito na culinária local.

Leia também: As 10 melhores cidades do mundo para amantes de gastronomia

San Antonio é conhecida por ter influência de vários países
Reprodução/Visitsanantonio
San Antonio é conhecida por ter influência de vários países

San Antonio  cresceu bastante desde 2000, tendo quase 1,5 milhões de habitantes, se tornando a segunda cidade mais populosa do Texas e a sétima dos Estados Unidos. Esse crescimento populacional contribuiu com o desenvolvimento da culinária regional, mas sempre com a presença marcante do local de origem da comida utilizada.

Um dos destaques é o famoso churrasco americano, preparado de jeitos inovadores pelos chefes e que sempre agradam aos consumidores! Fora isso, o local tem influência de diversos países.

Leia também: Chef de cozinha lista os melhores destinos para se comer bem pelo mundo

Pratos que você deve experimentar

Segundo a Chef Elizabeth Johnson, CEO de um restaurante de comida orgânica, a culinária da cidade tem muita influência, por exemplo, da cozinha mexicana. “Um dos principais pratos da cidade é o famoso ‘Chile com Carne’, feito com guisado de carne bovina ou de porco, com pimentão, cominho, orégano, cebola e alho; ou a 'Enchilada de queijo', feitas com tortillas de milho recheado com queijo e molho de carne engrossado com milho ou trigo", diz a chef.

Além disso, a carne assada grelhada no carvão natural também é muito famosa na cidade pelo preparo e tempero. “A nossa carne seca, por exemplo, é parecida com a do Brasil, mas aqui é muito mais seca e desfiada em pedaços bem pequenos”. A chef também cita o “Brisket”, corte de carne da região, que consiste no peito bovino defumado na lenha em que são necessárias 11 horas para chegar ao ponto ideal.

Outro prato bem interessante é a “Carne Doce”, feita com carne de cervo moída e temperada com pimentas e frutas. Para quem busca uma receita ainda mais exótica, a chef cita o “Nopal”, tipo de cacto, assado. “Um ótimo acompanhamento para qualquer prato”, ela diz. “Além de assado, usamos a fruta do Nopal para fazer margaritas e limonadas".

Um prato adaptado dos mexicanos, mas que tem muito da mistura de San Antonio é o taco, muito procurado no café da manhã. Ele leva ovo, chouriço, toucinho, batata, nopal ou feijão e queijo. 


Os pratos também tem influência do México
Divulgação/UNESCO
Os pratos também tem influência do México


Leia também: Nada de inseto frito! Conheça o melhor da gastronomia de Singapura

História da cidade

A culinária diversificada tem muito a ver com a história da cidade. As populações indígenas, atraídas pelo rio que corta as planícies costeiras e a região montanhosa do local, plantaram, colheram e caçaram por 13 mil anos na região. Os caminhos formados por trilhas e rios trouxeram o comércio, junto com outros povos que também decidiram migrar para o local.

Em 1700, colonizadores da Espanha e das Ilhas Canárias chegaram em San Antonio com novas tradições e sabores. Outros novos produtos, especiarias e ingredientes da Europa, Ásia e África vieram com os alemães e outros colonos europeus em 1800.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!