Tamanho do texto

Festa protestante, temperatura abaixo de zero, tradições indígena e outras curiosidades sobre as comemorações carnavalescas ao redor mundo

O carnaval é uma das festas mais tradicionais do Brasil e as comemorações que acontecem por aqui nessa época do ano são referências no mundo inteiro. O que muita gente esquece é que essa data não é apenas nacional, e outros países ao redor do mundo também caem na folia.

O carnaval é comemorado em várias partes do mundo de mareira diferente
Divulgação/Hotel Urbano
O carnaval é comemorado em várias partes do mundo de mareira diferente


Leia também: 7 destinos para fugir da muvuca no dias de folia 

Se você é o tipo de turista que já curtiu o carnaval em várias partes do Brasil e quer viver uma experiência diferente, saiba quais são muitas as opções de países que também celebram esse feirado e as comemorações são bem curiosas.

México

A folia na cidade de Mazatlan é semelhante à brasileira. As pessoas colocam fantasias variadas , os foliões fazem paródias de pessoas famosas e muitos se vestem com roupas do sexo oposto. A região conta com uma das maiores festas carnavalescas do mundo e a grande diferença em relação ao Brasil são as músicas. No lugar do tradicional samba, aparecem as canções locais, também são envolventes e dançantes.

Aruba

Em Aruba, as pessoas também têm o costume de se fantasiar
Pinterest
Em Aruba, as pessoas também têm o costume de se fantasiar


Já pensou em curtir desfiles, bandas e blocos com vista para um mar azul? Em Aruba acontecem 30 eventos no mês de fevereiro envolvendo essa data. Um dos destaques da região é o Aruba's Grand Lighting Parade , um desfile noturno no qual as pessoas usam roupas brilhantes para iluminar a cidade.

Equador

De acordo com BeeTech, a tradição no país é uma herança indígena . Durante as comemorações, é comum jogar farinha, flores e água perfumada nos foliões. Os carros alegóricos também estão presentes nas festas, mas um costume curioso é que as pessoas cortejam as outras entregando flores ou frutas.

Canadá

Carnaval só combina com calor, certo? Errado! Em Quebec, a festa é abaixo de zero. O frio não é problema, e as pessoas aproveitam a data ao máximo. Uma das brincadeiras tradicionais é mergulhar na neve usando apenas roupas de banho. Também há shows, desfiles, competições esportivas e queima de fogos.

Veneza

O destino romântico também se rende as festas carnavalescas
shutterstock
O destino romântico também se rende as festas carnavalescas


O destino é considerado romântico, mas nessa época do ano Veneza se rende ao agito carnavalesco. As comemorações são tão antigas quanto as que acontecem no Brasil. As pessoas costumam usar máscaras e fantasias tradicionais e o Brasil herdou uma tradição de lá, a do Rei Momo. Há muitas apresentações de dança e diversas opções de bailes.

Suiça

A comemoração acontece na cidade de Basileia e é considerada a maior festa protestante do mundo. Tudo começa com o ritual “Morgestraich”, às 4h da manhã da segunda-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas.

Leia também: 7 destinos incríveis para aproveitar a folia

Nessa ocasião, as luzes da cidade são apagadas e a população acende lanternas e caminham pelas ruas usando máscaras. O som é composto por flautas e tambores. Vale ressaltar que os turistas são apenas espectadores, pois só os moradores podem participam do ritual.

Colômbia

Na Colômbia, as festas misturam tradições da cultura local
Reprodução
Na Colômbia, as festas misturam tradições da cultura local

Há mais de 200 anos acontecem comemorações carnavalescas em Barralnquilla, e a festa foi declarada pela Unesco como uma Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade. Carros alegóricos, fantasias e muita dança caracterizam essa celebração que mistura antigas culturas locais, composta por indígenas, escravos e católicos europeus.

Leia mais: 5 dicas para curtir a festa em Porto Seguro

República Dominicana

O carnaval é composto por tradições, simbologias e riquezas culturais do país. As pessoas vão às ruas fantasiadas e com os rostos pintados. Em La Vega , acontecem as principais comemorações e é de lá foi originado o principal personagem carnavalesco do país, o Demônio Cojuelos de La Veja . As fantasias envolvendo essa figura, sem dúvidas, são as mais populares entre os foliões.