Fazer uma viagem para Noruega com um orçamento baixo pode parece impossível, mas com planejamento e pesquisa é possível economizar na viagem e embarcar para um destino que encanta com neve, paisagens naturais, montanhas e fiordes e ainda é palco de um raro fenômeno natural: a aurora boreal.
A Noruega possui muitas atrações no verão, mas é no inverno que o destino é bem procurado, principalmente por quem tem curiosidade de ver a neve. E você, ficou com vontade de conhecer o país, mas a grana está curta? Então confira 10 dicas para economizar na viagem!
Curta a natureza
O slogan do país diz “Movido pela natureza”. Isso significa que as principais atrações são fiordes, cachoeiras, trilhas, geleiras e a aurora boreal. A melhor parte de tudo isso é que você pode conferir todas essas belezas naturais sem gastar nada.
Comida de supermercados
Fazer todas as refeições em restaurantes pode sair muito caro, então a dica é comprar comida em supermercados e lojinhas de alimentos noruegueses. O legal é que você economiza e ainda conhece um pouco mais dos alimentos e da culinária local.
Meios de transporte
O país conta com vários tipos de meios de transporte , portanto pesquise antes o trajeto e veja qual é a melhor opção. É possível se deslocar de trem, ônibus, avião, carros alugados e até de barco. A Noruega também tem investido em estradas específicas para ciclistas. Ah, e ao procurar passagens com antecedência, você pode encontrar boas promoções.
Acampar
Quem curte a natureza e tem um espírito aventureiro pode acampar de forma gratuita em cenários com belezas naturais. Não é preciso pagar taxas para ficar em áreas de camping , mas vale ressaltar que existem algumas regras de direito de acesso que devem ser seguidas e são disponibilizadas na internet. Se acampar é algo fora de sua realidade, você pode procurar hospedagens mais baratas, como hostels e pousadas .
+ Noruega projeta estrada com túneis submarinos e pontes flutuantes
Baixa temporada
É comum os preços subirem na época de alta temporada, então prefira meses menos movimentados para fazer a viagem. No verão , o período mais agitado vai de junho e agosto, já o inverno fica em alta entre dezembro e janeiro. O ideal para quem quiser economizar é viajar nos meses do outono e da primavera.
Carona
Pedir carona pode parecer algo estanho, mas é uma prática comum em um dos países mais seguros do mundo, principalmente nas áreas rurais . Para facilitar, existe um grupo no Facebook em que as pessoas trocam informações e combinam viagens em conjunto para economizar.
Informações de moradores locais
Os noruegueses têm fama de simpáticos e prestativos, isso ajuda na comunicação . Eles serão uma ótima fonte para você pedir informação de passeios, restaurantes, transporte e hospedagens mais baratas. Se você não sabe falar a língua local não se preocupe, 90% dos habitantes do país falam inglês . Há também centros de informações turísticas que podem ser bem úteis.
City pass
O City pass funciona como um cupom de desconto. Adquirindo um desses você pode visitar pontos turísticos, utilizar o transporte público e comprar em diversos estabelecimentos pagando menos. Cidades como Oslo e Bergen possuem City pass disponíveis para períodos de 24h, 48h ou 72h.
Carteirinha de estudante
Quem estuda pode investir em uma carteirinha internacional . Assim como no Brasil, há vários lugares na Noruega que oferecem descontos para os estudantes. Os próprios locais que emitem esse documento costumam indicar onde a carteirinha é aceita.
+ Sob o sol da meia-noite, na Noruega
Atrações gratuitas
Além das atrações naturais, são diversas as opções de atrações turísticas que são totalmente gratuitas, por isso, não deixe de pesquisar para economizar. O Parque de Esculturas Vigeland, em Oslo e as casinhas coloridas do Bryggen, patrimônio mundial da UNESCO, em Bergen, são alguns exemplos de lugares que você pode visitar na Noruega sem colocar a mão no bolso.