A capital de Portugal  possui um design que encanta os turistas e como reconhecimento recebeu o título de melhor cidade do mundo nesse quesito pela revista inglesa Wallpaper. Lisboa levou o Design Awards 2017 , superando cidades como São Francisco e Washington, nos Estados Unidos, Shenzhen, na China, e Viena, na Áustria.

Lisboa foi eleita a melhor cidade do mundo e conta com atrações que encantam os turistas
Divulgação
Lisboa foi eleita a melhor cidade do mundo e conta com atrações que encantam os turistas


Lisboa é uma cidade histórica, que congrega construções clássicas e modernas, possui muita tradição, boa gastronomia, clima ameno, atrações durante o dia e também à noite e carrega traços de diferentes culturas, sendo considerada cosmopolita.   

“A região não é só a mais bonita do mundo pelo design e belezas naturais, mas também pelas pessoas que são reconhecidas pela hospitalidade e pelo prazer de receber bem os visitantes”, afirma Bernardo Cardoso, diretor do escritório do Turismo de Portugal no Brasil.

Pontos turísticos

Monumento aos Descobrimentos, Lisboa
Divulgação
Monumento aos Descobrimentos, Lisboa


As opções de passeio na cidade são muitas, mas alguns cartões postais se destacam, como o Mosteiro dos Jerônimos , o Museu Nacional de Arte Antiga , o Castelo de São Jorge (ideal para contemplar o Rio Tejo), a Torre de Belém , o Oceanário , o MAAT , o Museu do Azulejo , o  Monumento aos Descobrimentos e o Museu dos Coches .

A indicação de Bernardo para quem gosta de agito é desfrutar dos mais de 250 bares e restaurante do Chiado , Cais do Sodré e Bairro alto . “O passeio pelo bondinho elétrico também é indispensável. Aos que gostam de ecoturismo, o Cabo da Roca, é um lugar deslumbrante, imortalizado por Camões, em Sintra”, aconselha.  

Bondinho está entre os passeios imperdíveis
Divulgação
Bondinho está entre os passeios imperdíveis

Ele completa dizendo que Lisboa é a única capital europeia que fica próxima a praias  - o litoral fica a apenas 20 minutos do centro. Também é possível jogar golfe em um dos belos campos espalhados pela região e aproveitar diferentes paisagens no miradouros da cidade.

Gastronomia  

Além das belas paisagens e das diversas opções de atrações, a região ainda conta com uma gastronomia elogiada . “A nossa gastronomia é bastante diversificada, vai do mais sofisticado ao mais tradicional, dos pratos mais premiados aos mais simples, mas sempre com uma qualidade ímpar”, comenta Bernardo.

Leia mais: 10 razões que tornam Portugal destino obrigatório para os brasileiros

O turista pode saborear pratos mais sofisticados da culinária lusitana, carnes, o famoso porco preto alentejano, os queijos de azeitão, doces convencionais, vinhos e uma variedade de frutos do mar, já que os peixes são abundantes na costa da cidade e são considerados verdadeiras iguarias.

O design da cidade é um dos aspectos que mais encantam os turistas
Divulgação
O design da cidade é um dos aspectos que mais encantam os turistas


Eventos e festivais

Durante tudo o ano, a cidade conta com festivais e eventos . No verão, acontece o NOS Alive , o Super Bock , o Super Rock , além do Rock in Rio , realizado de dois em dois anos. No mês de maio, é feita a ArcoLisboa , uma prestigiada feira de arte contemporânea.

Em junho, as Festas de Santo Antônio , padroeiro da cidade, são muito populares. No mês novembro, até 2018, a cidade recebe o Web Summit , a maior feira de tecnologia e inovação do mundo. Em dezembro, o forte são as festividades envolvendo o Natal.

Alta e baixa temporada

Com programação turística variada, boa gastronomia e clima ameno, Lisboa recebe visitantes o ano inteiro
Divulgação
Com programação turística variada, boa gastronomia e clima ameno, Lisboa recebe visitantes o ano inteiro


Não há muita diferença entre a alta e a baixa temporada, é o que garante o representante do turismo de Portugal. Durante a maior parte do ano faz sol e as temperaturas ficam amenas, o que tem atraído visitantes inclusive no inverno.

Ele conta como exemplo, que comparando novembro de 2015 com o mesmo mês em 2016, houve um aumento de 90% no número de brasileiros que visitaram Portugal.

Leia mais: De trem na Europa: 3 roteiros para conhecer as principais cidades

“Lisboa é acolhedora, segura, tem clima ameno e você pode percorrer facilmente a pé, além de dispor de inúmeras atividades especialmente pensadas para todas as idades. O visitante pode desfrutar ao ar livre ou em espaços fechados. É ideal para todos os turistas ”, completa Bernardo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!