Sempre tive vontade de conhecer todas as regiões do mundo e em junho de 2013 fui me aventurar pelo Círculo Polar Ártico. Meu destino era a Ilha de Svalbard , que pertence a Noruega e está apenas a 1.300 km de distância do Polo Norte . O lugar é impressionante! Eu estava super curioso para ver o sol da meia-noite, andar de trenó puxado por cães e de fazer um trekking na região.

Igor conta como foi se aventurar em Ilha da Noruega, que fica próxima ao Polo Norte e é cheia de ursos polares
Arquivo pessoal
Igor conta como foi se aventurar em Ilha da Noruega, que fica próxima ao Polo Norte e é cheia de ursos polares


Pantanal: um passeio com onças e sucuris no maior pântano tropical do mundo

Entretanto, para encarar uma viagem ao Círculo Polar Ártico como essa é melhor preparar o bolso. O maior assentamento está em Longyearbyen, que é a capital da ilha, e é o local mais caro que já fui em toda minha vida. Muitos turistas viajam ao arquipélago trazendo consigo toda comida, e no meu caso não foi diferente.

Riscos de uma caminhada na neve

Em um dos meus dias na ilha, resolvi sair para explorar os arredores da capital. Não é recomendado sair da vila sem arma, pois um ataque de urso polar pode acontecer a qualquer momento. Recentemente, duas garotas que foram para o mesmo lugar que eu estava indo foram atacadas pelo maior predador terrestre da Terra.

Uma das meninas morreu e a outra teve que pular de um penhasco para não ser morta pelo animal. A segunda sobreviveu, mas o dano psicológico de ver a melhor amiga sendo devorada por um urso polar é irreversível.

Senegal: como encarar a Terra de Ninguém e a fronteira mais corrupta do mundo

Mesmo assim sabendo dos riscos, fui. Minha adrenalina por aventura às vezes ultrapassa a razão. Estava sozinho e nem possuía uma arma . A única coisa que eu poderia fazer caso encontrasse algum perigo seria correr desesperadamente. Era melhor manter a visão sempre no horizonte, nunca abaixando a cabeça, ou então eu poderia também virar comida de urso.

Vista da Ilha de Svalbard
Arquivo pessoal
Vista da Ilha de Svalbard

Depois de algumas horas, encontrei um homem mais idoso, barba grande e branca. Ele estava sozinho com seu cachorro. Com uma feição surpresa o homem me perguntou: Você está aqui sozinho e sem arma? Você só pode ser doido mesmo! Bem, o que eu poderia contestar? Nada. Esse senhor tinha razão. Eu não deveria estar ali, mas por outro lado fiquei feliz em encontra-lo.

Passamos o dia juntos explorando a região . Fomos em planícies com neve, atravessamos rios congelados, subimos montanhas e muito mais. Aprendi muito com esse homem tão experiente e ainda senti que ele também estava feliz com a nossa breve amizade, pois eu fui o primeiro brasileiro com que este senhor conversava e ele estava bem curioso para saber mais sobre meu país.

Sol da meia-noite

O viajante conta que foi incrível ver o sol da meia noite
Arquivo pessoal
O viajante conta que foi incrível ver o sol da meia noite


Uma das experiências mais marcantes no Circulo Polar Ártico foi o sol da meia-noite. Depois do treeking, voltei para a vila por volta de 23h. Então, foi só esperar. Às 0h, estava sentado em uma rocha admirando o espetáculo.

Um dia como treinador de cachorros

A viagem continuou e, no outro dia, fui até um lugar onde oferecia aos turistas passeio de trenó puxado por cães . Tomei um susto com o valor e não queria pagar uma fortuna para fazer essa atração. Então, ofereci aos proprietários para que eu trabalhasse o dia no local, já que eu tinha experiência com o animal. Contar que tenho 15 cachorros na minha chácara no Brasil ajudou!

Para não pagar atração, Igor trabalhou de graça no local
Arquivo pessoal
Para não pagar atração, Igor trabalhou de graça no local

Como estávamos na alta temporada, as minhas habilidades foram requeridos. Que dia perfeito! Passei até a noite trabalhando e brincando com mais de 30 huskies.

35 anos, 153 países e perrengue: histórias do viajante que já bateu recordes

O meu tempo na Ilha de Svalbard foi precioso. Guardo as lembranças com carinho. Um lugar recomendado para todos aqueles que querem aventurar no Círculo Polar Ártico.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

undefined
Arquivo pessoal
Igor Galli já conheceu mais de 150 países e é colunista do iG Turismo

*Igor Galli é um Viajante Pesquisador e Escritor do livro “As Melhores Atrações Culturais do Mundo”. Está há 14 anos viajando e conhece 153 países e 588 estados e regiões do nosso planeta. Possui o recorde do brasileiro e latino-americano mais viajado do mundo, está entre o top 100° no ranking mundial e na classificação da sua idade, é a pessoa mais viajada do mundo. Toda quinta-feira o viajante estará aqui no iG Turismo para compartilhar histórias e aventuras.
Facebook- mywalkaboutgalli 
Instagram- My_Walkabout⁠⁠⁠⁠

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!