Depois de viajar muito pelo exterior, decidi que era hora de conhecer melhor o Brasil. Passei por todos os estados e capitais e visitei as principais atrações do país, mas não me senti satisfeito. Percebi que era hora de explorar um destino diferente, então resolvi me aventurar no Pantanal.  

Igor Galli fez uma viagem para o Pantanal com a namorada e conta como foi a experiência
Arquivo pessoal
Igor Galli fez uma viagem para o Pantanal com a namorada e conta como foi a experiência


Senegal: como encarar a Terra de Ninguém e a fronteira mais corrupta do mundo

Em julho de 2016, parti para conhecer esse bioma que é um dos melhores lugares do mundo para observar de perto as riquezas da fauna e da flora. Estava contente, pois iria para o Pantanal no melhor período que se tem para visitar o local – entre junho e novembro – quando é a temporada de seca.

O local é o maior pântano em região tropical do mundo e está localizado no sul da Floresta Amazônica . Conta com uma área de cerca de 180 mil km², abrange os estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e fica próximo às fronteiras da Bolívia e do Paraguai . O coração do destino fica na região de Porto Jofre .

Pé na estrada

Meu plano era fazer um passeio de 12 dias com minha namorada e meu enteado, indo de carro e partindo de Goiânia , cidade em que moramos. A estrada transpantaneira é bem cuidada, pois é o que move o turismo da região, então não foi necessário ir com um carro potente ou um 4x4.

Animais pelo caminho

No caminho para Porto Jofre, o viajante encontrou animais selvagens
Arquivo pessoal
No caminho para Porto Jofre, o viajante encontrou animais selvagens

No trajeto, pudemos observar diversas espécies de animais. Vimos muitos de jacarés nas margens dos lagos; capivaras, que são os maiores roedores do mundo; o jaburu, que é a ave símbolo do Pantanal; também encontramos tamanduás, tatus e pássaros como a arara, tucano e carcará.

Histórias de um viajante: como sair ileso de uma visita à terra do Hezbollah

De todos as animais que eu e meus companheiros de viagem encontramos, o que mais nos impressionou foi ter visto uma anaconda (sucuri), a maior cobra do mundo, atravessando a estrada e poder admirar, por mais de uma hora, um casal de onças-pintadas acasalando.

Na estrada, Igor se deparou com uma anaconda
Arquivo pessoal
Na estrada, Igor se deparou com uma anaconda


Onças-pintadas

Falando nesses animais, a melhor forma para avistar de perto esse felino é fazendo um passeio de barco em Porto Jofre. Se você topar participar dessa aventura, vá de calças compridas e tênis e não deixe de levar chapéu, protetor solar, óculos escuros e repelente, pois ao pôr-do-sol os mosquitos realmente atacam.

A melhor forma de ver uma onça-pintada de perto é fazendo um passeio de barco
Arquivo pessoal
A melhor forma de ver uma onça-pintada de perto é fazendo um passeio de barco


Excursões e passeios

Algo bom para os turistas é que os hotéis fazenda da região realizam excursões e atividades para os hóspedes, como passeio a cavalo, pesca esportiva, safáris diurnos e noturnos, passeios de barco e muitos outros.

Outras atrações

Depois de desbravar o Pantanal, fui conhecer outras duas excelentes atrações que ficam próximas dessa região.

Uma delas é a cidade de Nobres , no Mato Grosso, que é muito comparada com a cidade de Bonito , no Mato Grosso do Sul, por possuir um rio cristalino em que se vê facilmente os peixes nadando.

A outra é a Chapada dos Guimarães , no Mato Grosso. Nesse local, visitei belíssimas cavernas, uma impressionante lagoa azul, um mirante de tirar o fôlego e fiz um passeio pela Cidade das Pedras .

35 anos, 153 países e perrengue: histórias do viajante que já bateu recordes

A viagem foi ótima! O Pantanal é riquíssimo e superou minhas expectativas. Também tive a oportunidade que conhecer atrações no estado do Mato Grosso . Sem dúvidas, foram 12 dias de muita aventura que recomendo a todos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

undefined
Arquivo pessoal
Igor Galli já conheceu mais de 150 países e é colunista do iG Turismo

*Igor Galli é um Viajante Pesquisador e Escritor do livro “As Melhores Atrações Culturais do Mundo”. Está há 14 anos viajando e conhece 153 países e 588 estados e regiões do nosso planeta. Possui o recorde do brasileiro e latino-americano mais viajado do mundo, está entre o top 100° no ranking mundial e na classificação da sua idade, é a pessoa mais viajada do mundo. Toda quinta-feira o viajante estará aqui no iG Turismo para compartilhar histórias e aventuras.
Facebook- mywalkaboutgalli 
Instagram- My_Walkabout⁠⁠⁠⁠

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!