Tamanho do texto

Patagônia, Peru e sul da Bahia são algumas indicações de lugares para conhecer em viagens curtas. Descubra as atrações que esses locais possuem

Nesta época do ano é comum procurar um destino para viajar. São muitas as opções, mas os destinos que tem mais agradado estão na própria América Latina. Em 2016, houve um interesse maior dos brasileiros por conhecer os países vizinhos, de acordo com Roberto Bitelman e Clara Davies, representantes da SUL Hotels. Para eles, as dificuldades econômicas contribuiram para isso e optar por viagens mais curtas foi uma solução.

Brasileiros estão optando mais por viagens pela América Latina
Arquivo pessoal/Perca a novela
Brasileiros estão optando mais por viagens pela América Latina


A América Latina conta com destinos maravilhosos , mas os representantes afirmam que as pessoas sempre acabam deixando esses destinos para depois, mas nesse ano esse quadro se inverteu. Quer algumas dicas de lugares para conhecer? Roberto e Clara selecionaram os melhores lugares para serem visitados no final do ano.

Patagônia

Nessa época, o clima é bem favorável e é indicado visitar esse lugar tanto do lado chileno quanto do lado argentino. “O rigoroso inverno da Patagônia compromete muito a qualidade das atividades externas, por isso, é a partir de outubro que a temperatura começa a ficar mais agradável, com menos vento, para poder desfrutar das lindas paisagens e geleiras”, conta Roberto.

Patagonia conta com paisagens deslumbrantes
Juliana Bianchi
Patagonia conta com paisagens deslumbrantes


As dicas de passeios são muitas. Na parte chilena, o Parque Nacional Torres del Paine é ideal para fazer caminhadas. Outra indicação é fazer um trekking passando por lindas paisagens até a Base das Torres.

Viagem ao fim do mundo na Patagônia argentina

No lado argentino também há boas opções. “A visita ao Glaciar Perito Moreno é obrigatória. O acesso é fácil e sua grandiosidade é surpreendente. Fazer o mini trekking ali é uma super experiência, e para quem quer ainda mais, vale visitar ao Glaciar Upsala , navegando pelo Lago Argentino”, indica Clara.  

Peru

No Peru, a época de alta temporada terminou, então não há tanto tumulto nas principais atrações da região, e o clima nesse período é muito agradável. Os locais que são destaques da região são Lima e o Vale Sagrado .

Lima, no Peru, é uma boas opções para a temporada
Getty Images
Lima, no Peru, é uma boas opções para a temporada


O bairro de Barranco, em Lima, vem ganhando notoriedade por possuir um ar boêmio e charmoso e contar com diversos museus, galerias de arte, restaurantes e cafés que ocupam antigos casarões da década de 20.

“No Vale Sagrado, podemos dizer que a visita é obrigatória em Ollantaytambo, Pisac, Maras e Moray. Claro, Machu Picchu e Cusco também não podem faltar”, fala Clara. Roberto completa, dizendo que a região do vale tem uma localização estratégica e é possível visitar os principais sítios arqueológicos, permitindo explorar a cultura e a história inca com deslocamentos curtos.

Sul da Bahia

Você não pretende sair do Brasil? Então uma boa pedida é visitar a região sul da Bahia . O local é ideal para aproveitar o sol com muita tranquilidade, Clara afirma que a regra que reina por lá é relaxar! “Aproveite para desfrutar de lindas caminhadas pelas praias, fazer SUP (stand-up paddle), andar de bicicleta e contemplar a beleza natural da região”, indica.

SUl da Bahia é destino para quem quer curtir o sol e relaxar
Divulgação/Hotel Urbano
SUl da Bahia é destino para quem quer curtir o sol e relaxar


Prepare-se para a viagem pelo sul da Bahia

Ela também recomenda combinar os destinos que serão visitados, como a Península do Maraú com Itacaré ou Trancoso com Ponta do Corumbau.

Melhor opção

Antes de fechar uma vigem é preciso entender a sazonalidade do destino. Veja qual a região da América Latina atende o que está procurando, já que alguns lugares possuem limitações. Na Patagônia, por exemplo, muitos hotéis ficam fechados no inverno. Outras regiões não são muito atrativas em alguns períodos. “Fique atento! As médias temporadas podem ser interessantes para conseguir viagens com um bom custo x benefício”, alerta Clara.