O Marrocos é um lugar exótico e que desperta a curiosidade dos viajantes pela cultura diferente e cheia de magia. E para surpresa de muitos, não é um destino caro, muito pelo contrário.

undefined
Arquivo pessoal
Marrocos encanta pela cultura e paisagens exóticas


Essaouira, cenário de "Game of Thrones": paraíso romântico no litoral marroquino

Para participar da coluna dessa semana, convidamos a expert Thais Ghussn, especialista em viagens exóticas e que conhece os lugares mais  diferentes, curiosos e encantadores do mundo. Ela tem todas as dicas sobre  Marrocos , local que encanta pela beleza e história. Veja o que conhecer neste país no noroste da África. 

Mesquista Hassan II

Esta é a segunda maior mesquita do mundo depois de Meca, porém conta com o maior minarete do mundo, medindo 200 metros de altura. Além disso, é uma das poucas mesquitas do mundo que permite a visita de turistas não muçulmanos .

undefined
Arquivo pessoal
Thais Ghussn durante viagem ao Marrocos

Sua construção envolveu 10 mil artesãos marroquinos, que trabalharam com mármore, granito, madeira e mosaicos. Tem capacidade de reunir 100 mil fiéis, 80 mil no pátio e 25 mil na sala de orações. Também é o mais lindo cartão postal de Casablanca , a capital financeira do Marrocos.

"Não deixe de fazer a visita guiada interna na Mesquina. A Hassan II impressiona por sua grandeza e exuberância. Impossível não ficar de queixo caido diante desta maravilha", resume Thais. 

Praça Jemaa El-Fna

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é a praça principal da cidade de Marrakech . Lá encontramos acrobatas, encantadores de serpente, curandeiros, mágicos, músicos, dançarinos e uma infinidade de barracas de comida típica. Considerada o coração da Medina, aqui é onde tudo acontece!

Dez lugares para visitar no Brasil antes de morrer

"Tomar um chá de menta nas terraços dos cafés da praça, observando a movimentação e assistindo ao pôr do sol, é realmente imperdível", indica a expert. 

Essaouira

Localizada na costa Atlântica do Marrocos, está na lista das cidades consideradas Patrimônio Mundial pela UNESCO. Seu porto tipicamente português, cercado pelas muralhas, compõe o cenário com os barcos de cor azul, típico do local. É muito famosa pela marchetaria em madeira e pelas cooperativa do fruto argan.

undefined
Arquivo pessoal
Muralhas de Essaouira

Thaís recomenda abusar das fotos no local: "Do porto é possível fotografar as embarcações, os pescadores e as milhares de gaivotas que ali sobrevoam". 

Dunas Erg Chebbi

No Deserto do Saara , na região de Merzouga, caravanas de dromedários estão à espera dos aventureiros para o passeio pelas Dunas de Erg Chebbi. As dunas mais altas chegam a medir 150 metros de altura. Uma experiência única para registrar o mágico pôr-do-sol e fotografar as sombras produzidas pela caravana de dromedários.

undefined
Arquivo pessoal
Aprecie o deserto ao lado dos amigos

Aproveite também  a noite, como lembra Thaís: "Convide os amigos e façam uma caminhada noturna próxima ao acampamento para admirar o céu estrelado, contemplar o silêncio e a magia da noite."

As mais incríveis estradas do mundo

Chefchaouen

É sem duvida uma das mais pitorescas cidades do Marrocos, e por ser pequena, proporciona um contato mais próximo com os moradores. As montanhas do Rife circundam a cidade, que tem todas as casas pintadas em tons azuis.

undefined
Arquivo pessoal
Uma das casas de Chefchaouen

"Aproveite para andar pelas ruelas da cidade, tomar um chá de menta na praça e curtir a atmosfera do lugar."

undefined
Arquivo pessoal
Praça de Chefchaouen



Ksar Ait Ben Haddou

É uma antiga cidade fortificada à beira do Rio Ounila, no sopé da cadeia de montanhas do Alto Atlas. É a maior e mais antiga de todo o país. Cenário escolhido por muitos cineastas, ali foram filmados "Lawrence da Arábia", "A Múmia", "Gladiador", "Alexandre e Príncipe da Pérsia", entre muitos outros.

undefined
Arquivo pessoal
Ksar Ait Ben Haddou já foi cenário de muitos filmes


"Pague poucos dirhams e aceite o convite para entrar na casa das poucas famílias que ali vivem e deixe-se encantar pela simplicidade do viver", indica Thaís. Essa é uma excelente maneira de conhecer um pouco da rotina de quem mora no Marrocos. 

_______________________________________________________________________________________________________

undefined
Arquivo pessoal
Roberto Rodrigues é colunista do iG Turismo

* Roberto Rodrigues é jornalista, empresário, bon vivant, adora viajar, conhecer lugares e pessoas. Apreciador da gastronomia e frequentador dos melhores botecos, pubs, bistrôs do mundo. Completamente apaixonado por Las Vegas, Miami, New York e Europa, ele divide aqui no iG suas experiências e dá dicas de como tirar proveito em viagens, seja no Brasil ou exterior.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários