O Marrocos é um lugar exótico e que desperta a curiosidade dos viajantes pela cultura diferente e cheia de magia. E para surpresa de muitos, não é um destino caro, muito pelo contrário.
+ Essaouira, cenário de "Game of Thrones": paraíso romântico no litoral marroquino
Para participar da coluna dessa semana, convidamos a expert Thais Ghussn, especialista em viagens exóticas e que conhece os lugares mais diferentes, curiosos e encantadores do mundo. Ela tem todas as dicas sobre Marrocos , local que encanta pela beleza e história. Veja o que conhecer neste país no noroste da África.
Mesquista Hassan II
Esta é a segunda maior mesquita do mundo depois de Meca, porém conta com o maior minarete do mundo, medindo 200 metros de altura. Além disso, é uma das poucas mesquitas do mundo que permite a visita de turistas não muçulmanos .
Sua construção envolveu 10 mil artesãos marroquinos, que trabalharam com mármore, granito, madeira e mosaicos. Tem capacidade de reunir 100 mil fiéis, 80 mil no pátio e 25 mil na sala de orações. Também é o mais lindo cartão postal de Casablanca
, a capital financeira do Marrocos.
"Não deixe de fazer a visita guiada interna na Mesquina. A Hassan II impressiona por sua grandeza e exuberância. Impossível não ficar de queixo caido diante desta maravilha", resume Thais.
Praça Jemaa El-Fna
Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é a praça principal da cidade de Marrakech . Lá encontramos acrobatas, encantadores de serpente, curandeiros, mágicos, músicos, dançarinos e uma infinidade de barracas de comida típica. Considerada o coração da Medina, aqui é onde tudo acontece!
+ Dez lugares para visitar no Brasil antes de morrer
"Tomar um chá de menta nas terraços dos cafés da praça, observando a movimentação e assistindo ao pôr do sol, é realmente imperdível", indica a expert.
Essaouira
Localizada na costa Atlântica do Marrocos, está na lista das cidades consideradas Patrimônio Mundial pela UNESCO. Seu porto tipicamente português, cercado pelas muralhas, compõe o cenário com os barcos de cor azul, típico do local. É muito famosa pela marchetaria em madeira e pelas cooperativa do fruto argan.
Você viu?
Thaís recomenda abusar das fotos no local: "Do porto é possível fotografar as embarcações, os pescadores e as milhares de gaivotas que ali sobrevoam".
Dunas Erg Chebbi
No Deserto do Saara
, na região de Merzouga, caravanas de dromedários
estão à espera dos aventureiros para o passeio pelas Dunas de Erg Chebbi. As dunas mais altas chegam a medir 150 metros de altura. Uma experiência única para registrar o mágico pôr-do-sol e fotografar as sombras produzidas pela caravana de dromedários.
Aproveite também a noite, como lembra Thaís: "Convide os amigos e façam uma caminhada noturna próxima ao acampamento para admirar o céu estrelado, contemplar o silêncio e a magia da noite."
+ As mais incríveis estradas do mundo
Chefchaouen
É sem duvida uma das mais pitorescas cidades do Marrocos, e por ser pequena, proporciona um contato mais próximo com os moradores. As montanhas do Rife
circundam a cidade, que tem todas as casas pintadas em tons azuis.
"Aproveite para andar pelas ruelas da cidade, tomar um chá de menta na praça e curtir a atmosfera do lugar."
Ksar Ait Ben Haddou
É uma antiga cidade fortificada à beira do Rio Ounila, no sopé da cadeia de montanhas do Alto Atlas. É a maior e mais antiga de todo o país. Cenário escolhido por muitos cineastas, ali foram filmados "Lawrence da Arábia", "A Múmia", "Gladiador", "Alexandre e Príncipe da Pérsia", entre muitos outros.
"Pague poucos dirhams e aceite o convite para entrar na casa das poucas famílias que ali vivem e deixe-se encantar pela simplicidade do viver", indica Thaís. Essa é uma excelente maneira de conhecer um pouco da rotina de quem mora no Marrocos.
_______________________________________________________________________________________________________
* Roberto Rodrigues é jornalista, empresário, bon vivant, adora viajar, conhecer lugares e pessoas. Apreciador da gastronomia e frequentador dos melhores botecos, pubs, bistrôs do mundo. Completamente apaixonado por Las Vegas, Miami, New York e Europa, ele divide aqui no iG suas experiências e dá dicas de como tirar proveito em viagens, seja no Brasil ou exterior.