Portugal é um país cheio de atrações , que recebe milhares de turistas todos os anos, e a capital Lisboa é um dos destinos mais procurados. Arquitetura, gastronomia e pontos turísticos tornam o local ideal para ir sozinho, com a família ou em lua de mel. O chef de cozinha português Pedro Meireles dá dicas de lugares e comidas que você vai adorar conhecer quando visitar o local.
Lisboa é a cidade mais populosa de Portugal e concentra o centro político e a sede do governo do país. Está no ranking das cidades mais visitadas no mundo, possui como moeda local o euro e o idioma oficial é o português, o que facilita a comunicação para os brasileiros. “Posso dizer que Portugal é um país pequeno e com uma diversidade de coisas, como gastronomia, vinhos e pontos turísticos. Tem uma costa enorme praias de perder de vista, planícies, montanhas e também neva. É isso que faz os turistas virem para cá”, comenta Pedro.
Gastronomia em Lisboa
O chef de cozinha conta que são muitos os pratos típicos, mas que há alguns que você precisa experimentar. Como sugestões, ele cita o bacalhau com natas cozido à portuguesa, feijoada à transmontana (parecida com a brasileira, mas a grande diferença é que é feita com feijão branco), sardinhas à brás e o famoso bitoque (bife) com ovo a cavalo.
O país também possui uma ampla variedade de doces. Segundo o chef, os mais famosos são: arroz doce, pudim de ovos, doce de ovos, salame de chocolate e o popular pastel de Belém, cuja versão original só é encontrada em uma confeitaria de Lisboa.
Pontos turísticos em Lisboa
Cristo-Rei e Fátima
Entre os pontos turísticos, destaque para o Cristo-Rei, um monumento inspirado no Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com 110 metros de altura e cerca de 40 mil toneladas. No caminho até ele é possível visitar vários locais, como as 14 estações da Via-Sacra de Jesus.
Segundo Pedro, outro destino que vale a pena visitar mesmo não sendo católico é o Santuário de Fátima. Ele conta que o local fica mais ao Norte de Lisboa e que a cerca de duas horas de carro do centro da cidade. “Não sou católico, mas recomendo pela grandiosidade do local”, afirma.
+ 5 destinos imperdíveis nos arredores de Lisboa
Você viu?
Mosteiro de Jerónimo
O local é classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Sua arquitetura e tamanho chamam muita atenção de turistas. Em Portugal, é o conjunto monástico mais notável e uma das igrejas mais famosas da Europa.
Torre de Belém
Pedro também indica conhecer esse lugar que já serviu de forte, prisão, alfândega e farol. Fica localizado à direita do rio Tejo e possui tanta importância que está estampado em diversas embalagens de produtos portugueses.
Monumento dos Descobrimentos
Esse é outro famoso cartão postal da cidade, também fica localizado às margem do Rio Tejo. Esse monumento representa a importância que o país teve na época das navegações. O local é uma homenagem aos navegadores: são 32 estátuas que representam personalidades que tiveram importância na época do descobrimento. Possui 56 metros de altura e o mais legal é que você pode subir ao topo do monumento e apreciar uma bela vista de Lisboa.
+ Lisboa - 3 pontos imperdíveis na cidade
Descobrindo Lisboa
Para conhecer ainda mais Lisboa, o português indica ainda mais um passeio. Vá de barco para a margem sul do rio e conheça a Praça do Comércio, uma das maiores praças da Europa, que fica em frente ao rio Tejo e possui uma bela arquitetura e uma ampla opção de restaurantes.