Hoje vamos falar sobre a magia da Índia, essa nação pluricultural com seu povo feliz, suas dancinhas "bollywoodianas" que encantam e sua gastronomia exótica.
O ideal é que você permaneça pelo menos 10 dias para conhecer desde a moderna Nova Déli, o trânsito mundialmente famoso de Jaipur, fazer compras nos mercados locais, ver o pôr do sol do Taj Mahal e terminar com a famosa massagem ayurvedica que fará você ter uma das melhores sensações de sua vida.
Para a coluna desta semana, convidamos a apresentadora, modelo e madrinha de escola de samba Tânia Oliveira que viveu essa experiência e nos dá dicas dos melhores lugares que conheceu na Índia.

TUK TUK
"Em Déli, vá conhecer a Mesquita Jama, a principal e maior mesquita da Índia. Não deixe de passear de 'tuk tuk' pelo antigo mercado que fica ao lado, lá eles vendem de tudo!"
MEMORIAL
"Outro lugar imperdível é o Raj Ghat. O local onde Gandhi foi cremado se tornou um Memorial e as cinzas dele, inclusive, estão lá. Ainda tem um enorme e lindo jardim, local de paz única".
JAIPUR
"Em Jaipur, explore o comércio de rua, com seus inúmeros cheiros e cores. Vá ver como se faz o curry - é uma mistura de mais de 50 ingredientes. Outra coisa que encanta é o artesanato.
Foi em Jaipur que ví o trânsito mais caótico do mundo. Bicicletas, carros, caminhões, motos, camelos, elefantes e muita gente a pé, tudo junto e misturado pelas ruas. Dá pra imaginar como é isso?
Nessa cidade, um local a ser visitado é o Forte Amber. Por lá, elefantes levam as pessoas até o topo da montanha onde fica o Forte".

Tânia Oliveira se encantou com o Taj Mahal
TAJ MAHAL
"O ponto forte da viagem que fiz, e o lugar mais lindo e mágico, é indiscutivelmente o Taj Mahal. A maior prova de amor do mundo, situada na cidade de Agra, compensa todos os esforços desta viagem exótica. É um lugar que todos deveriam conhecer. Fui ver o amanhecer do dia por lá: quando o sol nasce, o monumento reflete uma cor alaranjada que vai mudando em questão de minutos e se torna branca em poucas horas. É indescritível!
Uma coisa interessante que todos os guias insistem em dizer por lá: a Wikipedia está errada quando fala que o imperador queria construir uma réplica do Taj Mahal na outra margem do rio, só que em mármore preto, e que ele agia com crueldade com as pessoas que construiram o monumento. Eles são enfáticos ao afirmar que, se ele construiu o mausoléu por amor a sua mulher, como é que ele mataria pessoas somente para que não replicassem a obra por aí?"
GASTRONOMIA
"A cozinha indiana é um dos pontos altos da visita ao país. São pratos coloridos e de sabor intenso. Cada região, cidade ou família terá sua própria receita de curry, esta maravilhosa mistura de especiarias como anis, pimentas, cominho, canela, cravo e coentro. Até mesmo fast-foods mundialmente conhecidos tem em suas receitas um tempero extra.
Um toque: para evitar mal-estar, aposte nos produtos industrializados, porque na Índia as condições de higiene não são as melhores."
COMPRAS
"Por preços muito interessantes você pode comprar tapetes de altíssimas qualidade, blusas, echarpres, cachecóis de cashmere, produtos de artesanatos, incensos e outras peças que podem ser encontradas nas feiras."
COMO CHEGAR
"Para chegar à India, é necessário que você vá até a Europa e programe sua viagem com as companhias locais.
O ideal é se programar para passar alguns dias na Europa e depois vá conhecer os encantos da Índia. Diversão e cultura em dobro."
______________________________________________________________________

* Roberto Rodrigues é jornalista, empresário, bon vivant, adora viajar, conhecer lugares pessoas, é fã de gastronomia e frequenta os melhores botecos, pubs, bistrôs do mundo.
Completamente apaixonado por Las Vegas, Miami, New York e Europa, ele divide aqui no iG
suas experiências e dá dicas de como tirar proveito em viagens, seja no Brasil ou exterior.