Imagine um rio que segue seu curso formando longas curvas até desaguar no mar. Em uma das margens, vemos todo o verde da Mata Atlântica preservada e, do lado oposto, temos o contraste de um bolsão de areia branca e fina. Para completar a paisagem, sobre o rio há uma ponte suspensa, toda feita de madeira com cercas cuidadosamente pintadas de azul. A estrutura nos leva a uma pequena igrejinha branca, que recebe a comunidade para as missas de domingo. Pouco à frente, na praia, é possível sentar sob a sombra de grandes amendoeiras e contemplar o horizonte.
Sim, esse lugar com cenário bucólico e digno de um roteiro de cinema, existe. Estamos falando da Barra do Sahy, antiga vila de pescadores localizada no Litoral Norte de São Paulo, no município de São Sebastião. Carregado do mais autêntico clima caiçara, o lugar tem inúmeras atrações naturais, localização privilegiada com diversas ilhas bem próximas e ainda uma forte comunidade de artistas que mantém vivas as manifestações culturais por todo canto.
A Barra do Sahy fica a 46 quilômetros do centro histórico de São Sebastião, entre a Praia da Baleia e a Praia Preta. Quer saber mais? Então prepare-se para conhecer esse que é um dos destinos mais surpreendentes do Litoral Norte de São Paulo.
Praia bela e tranquila
A praia da Barra do Sahy tem formato de ferradura com costões rochosos em ambos os lados. O mar normalmente tem águas tranquilas, ideais para o banho e atividades como standup, caiaque e snorkell, mas também tem seus dias de boas ondas para o surf. No canto esquerdo é onde fica localizada a ponte suspensa que cruza o Rio Sahy e leva até a capela de Santana. Do lado oposto, à direita, na proximidade das rochas, formam-se belas piscinas naturais, cheias de vida marinha e ótimas para a prática de mergulho livre.
A praia preservada e tranquila é toda cercada por grandes amendoeiras. A sombra das árvores faz um convite para dias tranquilos à beira do mar e contemplação da paisagem com a presença das várias ilhas avistadas no horizonte.
Ilhas por toda volta
Além do belo visual, a Barra do Sahy ainda possui uma característica privilegiada que é a presença de inúmeras ilhas ao redor. A mais próxima é chamada de As Ilhas, que avistada do continente parece ser a junção de duas ilhotas, mas na verdade é composta por uma porção única de terra.
Além disso, é possível avistar a Ilha dos Gatos, o Montão de Trigo e, parcialmente, a Ilha das Couves. Em dias claros, o arquipélago de Alcatrazes, localizado a 35 quilômetros do continente, também pode ser observado ao fundo. Barqueiros levam os turistas para algumas das ilhas vizinhas e são experts nas histórias e curiosidades locais. Então, já sabe, se você for até a Barra do Sahy, coloque um passeio em seu roteiro.
Comunidade forte
A Barra do Sahy foi um dos pontos mais afetados pelas chuvas que castigaram o Litoral de São Paulo no carnaval de 2023, mas a comunidade se juntou em uma grande corrente do bem pela recuperação do local. Com a região ilhada, pescadores e barqueiros se uniram para buscar mantimentos e doações, enquanto lideranças se organizavam para prestar apoio às pessoas mais afetadas. Passado o período mais difícil, os moradores voltaram suas atenções para a ponte do Rio Sahy que caiu e teve de ser interditada.
Eles iniciaram um movimento pela recuperação da ponte, que tem grande importância para a cultura e tradições locais. A prefeitura apresentou um projeto para construção de uma estrutura maior e de concreto, mas a comunidade insistiu em manter as características originais e se juntou para levantar fundos e arrecadar os recursos para compra dos materiais. O município cedeu a mão de obra e a ponte foi reconstruída, garantindo a preservação da história.
Banda Benziê
A Barra do Sahy é ponto de refúgio para diversos artistas, das mais variadas áreas, que adotaram o lugar como morada. Entre eles, estão os músicos Vic e Du, da banda Benziê. O casal, que desde 2018 vem fazendo sucesso com visual e músicas de tema praieiro, neste ano vai se apresentar no Lolapoalloza e levar um pouco da vibe caiçara para o festival.
Antes de escolherem a Barra do Sahy, eles já frequentavam muito o Litoral Norte de São Paulo, principalmente Cambury, com descidas frequentes aos finais de semana. Quando chegou a pandemia do coronavírus, estavam morando em São Paulo e decidiram se mudar para o litoral de vez. O casal escolheu a Barra do Sahy por conta do clima tranquilo.
“Essa foi, de longe, uma de nossas melhores escolhas. Fomos muito bem recebidos desde o início e, hoje, já nos sentimos parte do lugar. Nossa rotina é bem encaixada com tudo o que a região nos proporciona, seja pelas amizades que fizemos por aqui, pelo surf e outros esportes que fazemos à beira da praia, para poder receber nossos amigos, família e dividir com eles esse paraíso, além de ser um espaço de muita inspiração para nosso trabalho!”, contra Vic Conegero.
Arte a céu aberto
Um dos pontos mais bonitos da Barra do Sahy é o chamado Beco do Sahy, transformado em uma galeria de arte a céu aberto graças a um movimento dos artistas locais. Ele conta com mais de 300 metros quadrados de intervenções artísticas, indo da Rua do Pontal ao Deck do Parquinho e à praia da Barra do Sahy. Mais de 20 artistas participaram do projeto que recebeu o nome de Arte na Barra e foi idealizado pela artista plástica Julia Malta. A ideia surgiu no fim de 2020, durante a pandemia.
“Um dia, pintando um mural em frente à entrada do beco, hoje batizado de Beco do Sahy, um amigo provoca: “Podia pintar ali também, não? Tá muito feio!”. Mais de 300m² de muro! Sozinha não ia dar. Foi aí que uma grande amiga e parceira essencial no projeto, Carol Artioli, abraçou a ideia e começamos a colocar as coisas no papel. Ela era muito boa nas planilhas e planejamentos e eu fiquei com a parte da captação dos recursos. A coisa fluiu. Acho que estávamos todos com sede de arte”, conta Julia.
Juntas, as amigas iniciaram um financiamento coletivo que arrecadou mais de R$ 40 mil para revitalização do beco que, à época, tinha muros caiados de branco e deteriorados pelo tempo. “Eu diria que o financiamento desse projeto foi coletivo de verdade, envolveu pessoas físicas, empresários locais e a própria Prefeitura do município. Foram mais de 20 empresas locais no financiamento e mais de 20 artistas na execução das obras. Demos prioridade aos artistas da Barra do Sahy, mas tinha muita gente boa de outros bairros de São Sebastião e até de Ilhabela. Revitalizamos mais de 300 m² de muro com arte! No processo, aconteceu uma troca muito interessante entre os artistas. O beco foi transformado numa galeria de arte a céu aberto, na beira do mar, que funciona até hoje, dois anos depois”, relata Julia Malta.
Natural de São Paulo, a artista se mudou para São Sebastião com a família durante a pandemia da covid-19, para que os filhos, Maria, Ana e Raul, “sentissem o menos possível a clausura daqueles tempos”. Passados quase quatro anos desde a mudança, Julia se sente parte do lugar. “Eu passei quase toda a pandemia aqui com a minha família. Posso dizer que a Barra do Sahy nos acolheu de forma irreversível. Sinto que sempre vou dever a este lugar e às pessoas queridas que conheci aqui. Pretendo retribuir produzindo cultura, que é o que sei fazer”.
Na Vila do Sahy ainda é possível conhecer o trabalho de vários outros artistas como, por exemplo, Jade Marangolo, que é modelo e designer; Arthur Guerisoli, escultor e artista plástico que também faz esculturas na areia; e o casal Goraco, que faz uma arte super autêntica, indo do lambe lambe a vitrais e peças bordadas a mão. Fazer uma lista completa dos artistas locais seria missão quase impossível já que há diversos nomes das artes plásticas, do graffiti, da pintura mural, da literatura, da música, da poesia, da dança, das artes visuais, do artesanato e da fotografia que nasceram ou abraçaram o Sahy como lugar de refúgio e conexão com a natureza.
Vamos para os próximos destinos?
A Barra do Sahy é apenas um de tantos outros pontos incríveis que o Litoral de São Paulo nos guarda. Há inúmeros locais carregados de belezas naturais, curiosidades e lendas, além de diversidade de fauna e vegetação. Você é meu convidado para conhecer mais sobre esses destinos, aqui no Portal iG e no perfil @litroaldesp no Instagram. Te aguardo para a próxima aventura!
Você tem belas fotos da sua praia favorita e quer vê-las publicadas aqui nas publicações da coluna? Envie um e-mail para [email protected]