O mar é, sem dúvida, a grande estrela do nosso litoral. Mas não só de água salgada são feitas as mais belas paisagens litorâneas. O Poço do Limão, formado no entorno do Rio Guaratuba, na região de Bertioga, Baixada Santista, encanta os visitantes com um cenário deslumbrante em infinitos tons de verde.
A água cristalina reflete várias tonalidades, que vão do verde limão ao verde musgo. E a Mata Atlântica densa, que cerca toda a área banhada, completa os tons da paleta monocromática. O resultado é de encher os olhos.
Ficou curioso? Quer saber mais? Vem comigo!
Perfeito para quem busca um momento de paz e conexão com a natureza, o Poço do Limão é destino obrigatório para os amantes do ecoturismo. Ele fica dentro do Parque Estadual Serra do Mar. Mas, atenção: os passeios devem obrigatoriamente ser guiados, uma vez que a entrada e permanência na área de conservação só é permitida com a presença de monitores ambientais credenciados pela Fundação Florestal.
Portanto, antes de colocar o Poço do Limão em sua lista de próximos destinos, procure se informar sobre como agendar os passeios. Existem duas associações de monitores credenciados em Bertioga: a ABECO (Associação Bertioguense de Ecoturismo) e a AMOLB (Aasociação de Monitores de Bertioga). Você pode entrar em contato com elas para obter as orientações necessárias.
O acesso ao Poço do Limão é realizado pela Trilha do Guaratuba, considerada de baixo nível de dificuldade. Ela tem início no Parque Estadual Restinga de Bertioga com entrada por dentro do loteamento Costa do Sol, localizado no bairro Guaratuba, no km 201 da Rodovia Rio-Santos.
A própria trilha já é uma atração à parte, com contemplação de mata densa e natureza muito viva. Durante o percurso, os grupos guiados podem observar uma grande diversidade de fauna e flora, com destaque para bromélias nativas e pássaros de diversas espécies. São cerca de 4,5km de caminhada até que se avista o portal de madeira que indica a chegada ao Poço do Limão.
Quem chega até lá não se arrepende. O tamanho da área alagada impressiona tanto quanto sua beleza e os banhos são liberados. Há pontos bem rasinhos e outros mais profundos, que permitem mergulhos. A dica é levar máscara e snorkel para observar os peixinhos junto às pedras escuras que contrastam com a areia branca do fundo do poço.
Ao percorrer a trilha para conhecer o Poço do Limão, os visitantes ainda ganham de “bônus” a visita à Cachoeira do Guaratuba. O local é muito bonito e conta com uma pequena escada de madeira que ajuda os banhistas a descerem até a água. Os degraus formam um belo ponto para fotografias.
Beleza viralizante
A procura pelos passeios ao Poço do Limão aumentou significativamente nos últimos meses, tanto por visitantes do estado de São Paulo quanto de outras regiões do país. O lugar se tornou um sucesso no Instagram desde que viralizaram vídeos, postados pelo monitor ambiental e condutor de ecoturismo Leandro Kalleder, mostrando a beleza única do atrativo. Somadas, as principais publicações já alcançam mais de 4 milhões de views, o que aumentou o interesse dos turistas transformou a rotina na trilha que corta o Parque Estadual.
“O Poço do limão é um local que mudou minha história profissional. Fiz o curso de monitor ambiental em 2020 e me credenciei na Fundação Florestal em 2021. Eu fazia alguns passeios, mas bem poucos. Tinha 600 seguidores no Instagram até que, em 2023, meus vídeos do Poço do Limão começaram a viralizar, atraindo milhares de pessoas, o que gerou bastante trabalho não só pra mim, mas para os outros monitores credenciados também”, conta Leandro.
Leandro, que nasceu na capital e mora em Bertioga desde os 15 anos, visitou o Poço do Limão muitas vezes antes de se tornar um guia ambiental, mas não imaginava que aquele lugar viesse a ter uma importância tão grande em sua vida.
“Tenho um apego sentimental muito forte, tanto por conta da conexão que sinto ao estar lá, me trazendo paz e inspiração, quanto pelo desenvolvimento profissional que ele me gerou, por eu já ter conduzido centenas de turistas para lá. E as histórias de cada uma dessas centenas de pessoas mudaram minha vida em algum aspecto”, conta.
Lenda caiçara
Segundo a tradição caiçara, no passado, o Poço do Limão teria sido cercado por dezenas de limoeiros e os frutos que caíam na água seriam os responsáveis pela coloração impressionante da água. É dessa lenda que nasceu o nome do local. Nunca saberemos se os limoeiros realmente existiram por lá, mas o fato é que o verde é, sim, absolutamente marcante na paisagem.
Vamos para os próximos destinos?
O Poço do Limão é apenas um de tantos outros pontos incríveis que o Litoral de São Paulo nos guarda. Há inúmeros locais carregados de belezas, curiosidades e lendas, além de diversidade de fauna e flora. Você é meu convidado para conhecer mais sobre esses destinos, aqui no Portal iG e no perfil @litroaldesp no Instagram. Te aguardo para a próxima aventura!
Você tem belas fotos da sua praia favorita e quer vê-las publicadas aqui nas publicações da coluna? Envie um e-mail para [email protected]