Maria Fumaça fabricada em 1913 percorre o circuito termal do Sul do Brasil
Divulgação
Maria Fumaça fabricada em 1913 percorre o circuito termal do Sul do Brasil



A região Sul é destaque no turismo nacional quando o assunto é passeio realizado por trens históricos. A Serra do Mar de Santa Catarina tem o maior trajeto do Brasil realizado por uma Maria Fumaça.  O Paraná se destaca pelo passeio em um trecho da Mata Atlântica, tambem na Serra do Mar, eleito um dos mais belos do mundo. Hoje vamos embarcar no Trem das Termas que faz a ligação de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O passeio no circuito termal é realizado às quartas-feiras e sábados. Uma Maria Fumaça fabricada em 1913 nos Estados Unidos realiza o trajeto de 50 km entre Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS). A viagem dura cerca de 1h20.

Uma equipe de ferro-moça atende os turistas com o serviço de bordo que inclui alimentos e bebidas que são vendidos durante todo o trajeto. O passeio de trem custa R$ 219,10 (ida e volta), mas no mês setembro uma promoção por R$ 131.

O trajeto de 50 km é feito em 1h30
Divulgação
O trajeto de 50 km é feito em 1h30


Ponte com 455 metros de comprimento

A maior parte do trajeto é feito às margens do Rio do Peixe, além de um trecho da Mata Atlântica. A Maria Fumaça passa por uma ponte rodoferroviária construída em 1913. Ela tem 455 metros de comprimemento e 22 metros de altura sobre o Rio Pelotas, que fica na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

300 turistas por viagem

Com 112 anos de fabricação, a locomotiva a vapor tem força suficiente para puxar 6 vagões históricos que transportam cerca de 300 turistas por viagem. Na estação de Marcelino Ramos, a Maria Fumaça fica parada por 1h30. 

Assim que o turista desembarca na Estação de Marcelino Ramos ele poderá conhecer uma rotunda construída em 1913 localizada às margens do Rio Uruguai. A rotunda está desativada. Um detalhe curioso: a Maria Fumaça retorna da cidade de gaúcha de marcha ré por não ter um girador de locomotiva na região.

Os passageiros têm ainda a oportunidade de explorar os principais atrativos turísticos da cidade gaúcha. Um deles é um city tour pelo Santuário de Nossa Senhora da Salette. Lembrando que as Piratuba e Marcelino Ramos, e outras cidades da região, têm piscinas e parques termais.

Maria Fumaça do circuito termal
Divulgação
Maria Fumaça do circuito termal










Balneário Termas de Marcelino

Outra opção é uma visita ao Balneário Termas de Marcelino, onde é possível conhecer e explorar o complexo de águas naturais, conhecidas por suas propriedades medicinais e terapêuticas. A terceira opção é o passeio de Barco Catamarã, que permite navegar pelas águas dos rios Uruguai e o Rio Pelotas.

"Vem viver uma aventura inesquecível! Conheça a charmosa Maria Fumaça e se encante com a beleza sem igual das Termas de Piratuba! No Trem das Termas, cada curva é uma história, cada paisagem é um tesouro! Vamos mergulhar nesse passeio Histórico Cultural que vai tocar seu coração", afirma Ana Paula Simon, que faz parte da equipe que cuida do passeio.

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) é responsável pelo passeio do circuito termal, e mais 8 trens turísticos no Brasil, entre eles o Expresso da Mantiqueira , na cidade de Cruzeiro (SP).

Para sabe mais sobre o passeio da Maria Fumaça acesse aqui .


    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes