Maria Fumaça da Serra do Mar precisa de 10 mil litros de água para percorrer 30 km
Divulgação ABPF
Maria Fumaça da Serra do Mar precisa de 10 mil litros de água para percorrer 30 km


O IG Turismo divulgou essa semana detalhes do maior trajeto no Brasil  feito por Maria Fumaça fabricada na década de 1940. Mas qual a quantidade de água e lenha que essa locomotiva a vapor precisa para percorrer 60 km? Como a Maria Fumaça funciona? Confira as respostas e mais informações sobre o seu funcionamento neste post especial.

Para funcionar, uma Maria Fumaça precisa de uma caldeira, um reservatório de água e uma fornalha. O vapor gerado pela queima da lenha movimenta as rodas, é usado para frear a locomotiva e ainda gera energia para todos os vagões. Até o apito do trem funciona com o vapor.

A Maria Fumaça da Serra do Mar percorre 120 km na ida e na volra
ABPF
A Maria Fumaça da Serra do Mar percorre 120 km na ida e na volra


10 mil litros de água para percorrer 30 km

Para realizar o trajeto de ida e volta num total de 120 km entre as cidades de Rio Negrinho e Corupá, em Santa Catarina, em uma viagem com duração de 5 horas, a Maria Fumaça precisa de cerca de 4  mil quilos de lenha. A locomotiva tem reservatório com capacidade de armazenar 16 mil litros de água.

Na estação de Corupá, local de partida da Maria Fumaça aos domingos, a altitude é de 60 metros. Em Rio Vermelho, parte mais alta da Serra do Mar, altitude chega a 830 metros. Na subida deste trecho de 30 km são necessários 10 mil litros de água para gerar a potência máxima. 

Caldeira da Maria Fumaça da Serra do Mar
Divulgação ABPF
Caldeira da Maria Fumaça da Serra do Mar


20 km por hora

A velocidade média é de 20 km por hora. A Maria Fumaça precisa  reabastecer o reservatório de água para continuar a viagem. A Maria Fumaça passa por 5 túneis, 6 pontes, 3 viadutos. Por viagem, a capacidade é de 280 pessoas e o valor das passagens é de R$ 196.

O presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg, explica que o funcionamento de uma Maria Fumaça é igual uma panela de pressão. A roda começa a movimentar quando o pistão joga vapor de um lado apara o outro.

"Você vai aquecendo e vai pressurizando. A panela de pressão tinha uma válvula que joga o ar quente para fora. A Maria Fumaça tem cilindros que armazenam o vapor e distribui para a locomotiva", explicou o diretor da ABPF.

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que é reponsável pelo trem da Serra do Mar, usa a Maria Fumaça em mais 6 passeios no Brasil.

Confira abaixo onde você pode embarcar na Maria Fumaça

Trem das Termas - SC
Trem Caiçara - PR
Trem do Imigrante - SP
Viação Férrea Campinas Jaguariúna - SP
Trem da Serra da Mantiqueira - MG
Trem das Águas - MG

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes