
O programa Voa Brasil, criado em julho de 2024, emitiu em 8 meses 35.419 passagens aéreas de até R$ 200 por trecho, ida ou volta. Esse número é suficiente para lotar 270 aviões com capacidade para até 131 pessoas.
Criado para incentivar a viagem de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o programa tem a adesão das companhias Gol, Azul e LATAM. São Paulo continua sendo a cidade mais procurada pelos aposentados, com 10.261 bilhetes reservados, quase 30% do total.
Rio de Janeiro e Porto Seguro
Em segundo lugar vem a cidade do Rio de Janeiro (3.050), seguida por Recife (2.745), Fortaleza (2.453) e Brasília (2.268). Campinas, em São Paulo; Juazeiro do Norte, no Ceará; e Porto Seguro, na Bahia, são as cidades que aparecem na lista de mais procuradas.
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, em 8 meses, cerca de 150 mil beneficiários acessaram o sistema do Voa Brasil, resultando em 35 mil bilhetes reservados, o que representa 24% dos interessados.
Como emitir passagens aéreas
Pelas regras do programa, cada aposentado tem direito a dois bilhetes aéreos por ano, mas a pessoa só consegue reservar a passagem caso não tenha viajado de avião nos 12 meses anteriores.
O sistema do Voa Brasil permite que, no momento da reserva, o aposentado faça a consulta da origem e destino, data da viagem, conforme a disponibilidade de cada companhia aérea. Encontre o site aqui .
A intenção do Governo Federal era de alcançar a marca de cerca de três milhões de passagens para um público-alvo de cerca de 23,3 milhões de aposentados. Na segunda fase do programa, o Voa Brasil será estendido para outros públicos, como parte dos estudantes brasileiros. A data deste anúncio deve ser feito na segunda fase do Voa Brasil.