Celso Martins

Companhias aéreas cancelam voos em 11 cidades do Nordeste

O estado do Ceará é o que teve maior número de cidades com os cancelamentos


Aeronave Azul Conecta
Foto: Divulgação Azul
Aeronave Azul Conecta



Onze municípios do Nordeste serão afetados a partir de fevereiro com a suspensão de voos de duas campanhias aéreas. Os novos cancelamentos serão nas cidades de Barrerinhas, no Maranhão, e Teresina, a capital piauiense, Jericoacoara, no litoral do Ceará, e Natal, no Rio Grande do Norte.

A Azul Conecta já havia anunciado o fim das operações nas cidades Crateús (CE), São Benedito (CE), Mossoró (RN) São Raimundo Nonato (PI),  Sobral (CE), e Iguatu (CE). A partir de 10 de março essas cidades não terão voos comerciais. Neste mesmo dia a cidade de Parnaíba (PI) perderá os voos para Jericoacoara.


Os voos em São Raimundo Nonato são operados pela Azul para o Recife com aeronaves modelo ATR-72 que transportam até 70 passageiros. As demais cidades eram atendidas com aeronaves Cessna Grand Caravan que transportam 9 passageiros.

Alta do dólar é um dos motivos dos cancelamentos

As cidades de Correia Pinto, em Santa Catarina, e Rio Verde, no interior de Goiás, também não terão voos a partir de 10 de março da Azul Conecta. Essas duas cidades também não são atendidas por outras empresas aéreas.

Segundo comunicado divulgado pela Azul Linhas Aéreas, empresa proprietária da Azul Conecta, a suspensão dos voos é resultado do aumento dos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar

Teresina pederá voos da Latam para São Luís

A Latam vai cancelar a partir de 22 de fevereiro os voos diretos entre Teresina e São Luís. Atualmente a Lartam é a única que faz a ligação sem escalas entre as duas capitais. Segundo a companhia, os clientes afetados poderão pedir reembolso dos valores pagos ou optar pelos voos com conexões em Fortaleza ou Brasília.

A partir de 30 de março serão encerrados oss vooss diretos da Lata,m entre o Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão) e Natal. A Latam alegou motivos comercais, sem detalhar os cancelamentos. Segundo a companhia, os passageiros poderão optar por voos com conexão em São Paulo/Guarulhos, São Paulo/Congonhas ou Brasília. Para mais informações, o cliente deve acessar diretamente a seção ‘Minhas Viagens’ no site latam.com.

Ainda segundo a Lataam,  atualmente são oferecidoss 52 voos semanais a partir de Natal para seus maiores hubs de conexão no país: Brasília, São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos e Fortaleza.