Estamos muito próximos das Olimpíadas 2024 e você deve estar se perguntando como está a cidade de Paris neste momento, certo?! Pois bem. Desde o dia 21/04 estamos fazendo uma viagem pela Europa , passando por vários países, o que nos faz constatar que não só Paris, mas todos os países do entorno da França estão passando por um processo de obras. Afinal, muitas pessoas que virão assistir aos Jogos Olímpicos em Paris, com certeza irão aproveitar para estender a viagem para outros países. Por isso, já há alguns anos vamos percebendo as obras por Amsterdam, Bruxelas, Luxemburgo e vários outros lugares.
A última vez que tínhamos ido à Paris foi em dezembro do ano passado, e confessamos que estávamos ansiosos para ver como a cidade estava agora, a menos de 3 meses dos Jogos Olímpicos. No dia 28, saímos de trem de Luxemburgo para Paris, e, logo na chegada, na estação Leste, já percebemos a confusão generalizada em que a cidade se encontra por conta das inúmeras obras. Nós, que sempre estamos vindo pra cá, pelo menos 4 vezes ao ano, notamos a cada viagem uma quantidade maior de obras espalhadas pela cidade. É óbvio, que a medida em que a data vai se aproximando, isso vai se intensificando, o prazo vai ficando curto.
Como estamos hospedados bem próximos à Torre Eiffel, já aproveitamos o dia de chegada, mesmo sendo à noite, para ver como estava tudo naquela região, pois havíamos ouvido que estava tudo tomado obra. E, de fato, era verdade! Todo aquele campo verde, na área da torre, conhecido como Campo de Marte em português, está fechado com cercas, tomado por maquinários e com arquibancadas tomando forma. Ali estão montando um dos cenários mais aguardados para os Jogos Olímpicos, o Estádio da Torre Eiffel, que vai receber o vôlei de praia. Ele está sendo nomeado como Estádio da Torre Eiffel, terá capacidade para mais de 12 mil pessoas e será desmontado após a realização das Olimpíadas.
Outro ponto clássico de Paris em que passamos e também percebemos um tumulto, enorme por sinal, por contas das obras foi a Praça da Concórdia, que liga os Jardins das Tulherias e a famosa Champs-Elysées, que será transformada em um parque urbano durante os Jogos. O parque sediará os esportes radicais e voltados para os jovens como breaking, BMX Freestyle, skate e competições de basquete 3x3 durante os Jogos. Acolherá não só estas competições desportivas, mas também a animação, com concertos, exposições e demonstrações desportivas também previstas para o Parque Urbano Concorde.
Havíamos escutado falar que o mirante do Trocadeiro estaria fechado, mas não estava! Muito pelo contrário, pois de todas as últimas vezes que viemos, ao longo destes últimos meses, sempre encontrávamos obras ali naquela região e o mirante vivia fechado com tapumes (o que dificultava bastante a visão). Para nossa surpresa, desta vez não há mais nada que impossibilite a visão de frente pra torre. O jardim bem abaixo do mirante é que encontra-se totalmente fechado, pois ali será mais uma arquibancada. O que vai acontecer é que nesse espaço terá uma plataforma de visualização e experiência para espectadores e as audiências de televisão para os eventos de triatlo, ciclismo de estrada e atletismo (maratona e marcha atlética de 20km).
Mas e sobre os preços? Realmente estão mais altos? Por enquanto não! Porém, para o período das Olimpíadas, já fizemos uma pesquisa e o preço da hotelaria, por exemplo, triplicou de preço, se compararmos aos valores de hoje. Mas não apenas a hotelaria terá esse aumento de valores, até mesmo o transporte público irá passar por um reajuste, de quase o dobro do valor atual que é de 2,15 euros.
Paris é um dos lugares mais visitados do mundo, com cerca de 50 milhões de turistas por ano, e durante as duas semanas das Olimpíadas a expectativa é de que passarão mais de 15 milhões de pessoas pela cidade, sendo assim, se você está pensando em vir pra cá nos próximos meses, fique muito atento e não deixe para comprar nenhum ingresso ou reservar hotel em cima da hora.
E se pudéssemos deixar uma dica para você que quer conhecer Paris e ainda economizar, é que venha fora desse período das Olimpíadas, que é um período de alta temporada. Além de ter os principais atrativos turísticos com a vista comprometida por conta das estruturas montadas para as Olimpíadas, a cidade estará absurdamente cheia e com certeza a sua experiência não será das melhores.