Quem esteve por muito tempo adiando uma viagem para conhecer o México não tem mais desculpas. O principal motivo dos brasileiros deixarem de visitar o país latino-americano desde o dia 17 de agosto de 2022, o visto, acaba de ser extinto.
Ao longo deste quase um ano, nós - que trabalhamos com turismo - passamos a perceber uma queda brusca de turistas brasileiros para o México, uma vez que o processo para retirada ainda estava com muitos problemas em sua execução. A procura por outros destinos, como República Dominicana, por exemplo, cresceu muito em função disso.
Porém já podemos comemorar, afinal de contas, os dois países acabaram de anunciar um acordo para os próximos meses: um sistema de visto eletrônico recíproco. A medida prevê que brasileiros e mexicanos solicitem vistos para turismo ou negócios pela internet, sem a necessidade de ir até o Consulado do respectivo país.
E o que isto quer dizer? Brasileiros não precisarão mais de visto para entrar no México, assim como os mexicanos para entrar no nosso país. Esta decisão aconteceu após uma visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao México.
Ainda não há um prazo para que essa medida entre em vigos e o aviso divulgado pelas chancelarias fala apenas que será "implementado nos próximos meses". Até lá, continua valendo a autorização física ou um visto que valha para Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido ou países europeus do espaço Schengen.
Então, partiu, México?
Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram
e no Facebook!