Desde a pandemia, quem estava tentando tirar o visto norte-americano (de turismo e negócio - modalidade B1/B2),
pela primeira vez, estava tendo que esperar cerca de 570 dias, ou seja, mais de 1 ano! Mas agora a notícia boa que trazemos é que essa espera caiu para menos de 300 dias, de acordo com o próprio consulado dos Estados Unidos.
As cidades que registraram maior queda foram São Paulo, depois Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasilia e Recife. Lembrando que, para quem precisa renovar apenas o visto, o tempo de espera é bem mais baixo: São Paulo está registrando 21 dias, Recife oito dias, Porto Alegre três dias, e Rio de Janeiro com apenas um dia.
Esta maior agilidade ocorre porque a Embaixada dos EUA no Brasil vem contratando mais oficiais consulares para ampliar a capacidade de atendimento, e isso, é claro, provoca uma maior agilidade neste processo, que, até então, estava tão moroso.
E quanto está custando a emissão do visto americano hoje em dia? Desde o dia 17 de junho o visto B1/B2 passou de 160 dólares para 185 dólares. O que, em nossa moeda, dá, mais ou menos, cerca de R$ 887 (em média).
Mas mesmo com esta redução de prazo, a "Dica Aventureiros” é você ficar ligado na possível desistência dos agendamentos ao longo do caminho, pois algumas pessoas acabam abortando o processo, e, ao cancelarem, deixam aquela data livre para quem chegar primeiro. Por esta razão, é necessário você acessar diariamente o site oficial do consulado americano para checar a disponibilidade de alteração de data. Já tivemos casos de pessoas conseguindo fazer o agendamento para o dia seguinte da data em que estava checando a disponibilidade.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais.