Trem turístico de São João del-Rei
Divulgação: VLI
Trem turístico de São João del-Rei

O piloto de paramotor, Gabriel Morais, sobrevoou a cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais e conseguiu registrar um cenário de filme em poucos segundo de voo. Do alto, ele gravou belíssimas imagens da paisagem montanhosa ao nascer do sol e mostrou a tradicional  Maria-Fumaça que faz passeio turísticos até Tiradentes (MG).

O trem é o mais antigo em operação no Brasil e foi inaugurado por Dom Pedro II na antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Há 145 anos o trem está conectando cidades com características turísticas coloniais. Fazer um passeio no veículo é como voltar ao passado. Além disso, a operadora oferece viagens guiadas contando a história do modal em Minas Gerais.



Como passear no trem turístico

Durante o período de férias, a Maria-Fumaça que liga São João Del Rei a Tiradentes, no Campo das Vertentes, fará viagens turísticas extras. Ao todo, serão 52 passeio até o dia 2 de agosto. O trecho percorrido tem 12 km e para ter essa experiência, o visitante pode comprar o bilhete diretamente no totem de autoatendimento instalados nas estações de São João Del Rei e Tiradentes.

A tarifa de embarque do trem custa R$ 86,00 para adultos e a meia entrada sai a R$ 43,00. Também é possível comprar através da plataforma online da VLI. Os horários estão disponíveis no site mas podem ter alterações de acordo com a demanda. Crianças de até 5 anos não pagam para entrar no trem.


A meia entrada é destinada para crianças ente 6 e 12 anos, estudante, pessoas com deficiência e idosos. O ambiente é pet-friendly, então, é permitida a entrada de animais de estimação com peso até 10 quilos, cães-guia e de apoio emocional.

O trem turístico

A operação do Trem turístico terá uma nova operadora a partir do dia 1º de setembro. A mudança vai acontecer devido ao fim do contrato de concessão com a empresa VLI, em vigor desde 1996, e uma revisão do acordo feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Ministério Público Federal.

undefined
Divulgação: VLI

Trem turístico de São João del-Rei

Então, a partir de setembro, quem vai administrar a operação do trem serão os municípios de São João Del Rei e Tiradentes juntos. Segundo a concessionária, o termo de cessão administrativa foi firmado entre as três instituições no dia 23 de junho. O acordo, transfere a gestão para um novo operador.

Segundo a concessionária, a operação ainda terá como foco exclusivo a atividade turística e a preservação do patrimônio cultural representado pela própria Maria-Fumaça e pelo Museu Ferroviário. Além disso, a Agência Nacional de Transportes terrestres (ANTT) e outros órgãos acompanham o processo de transição.

A ANTT e demais órgãos competentes acompanham o processo. Durante todo o período em que esteve responsável pela operação — e ao longo da transição — a VLI conduz e seguirá conduzindo o ativo com elevado padrão de zelo e segurança, tanto na operação quanto no cuidado com os empregados envolvidos. A companhia acompanhará de forma próxima todo o processo de transição operacional, assegurando que não haja qualquer lapso na prestação do serviço. Reafirmamos, assim, nosso compromisso institucional com a continuidade das atividades, sem impactos para o turismo da região."afirmou em nota a VLI.

A prefeitura de São João Del Rei (MG) afirmou que a gestão ficará sob responsabilidade dos dois municípios, cada um em seu território e que a operação será realizada por uma entidade especializada em preservação do patrimônio histórico ferroviário com capacidade e experiência reconhecida de acordo com as determinações do IPHAN.


    Compartilhar
    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes