
Tanguá fica a 133 quilômetros de distância da capital do Rio e pode ser uma das cidades mais interessantes para se conhecer da região leste metropolitana do estado. Uma das atrações que mais movimentam a cidade é o turismo rural.

Visita ao Sítio Santo Antônio - Tanguá (RJ)
A maior produtora de laranja do estado do Rio de Janeiro é Tanguá. São mais de 200 sítios e fazendas; a maioria com a produção voltada para a agricultura familiar. A cidade tem cerca de 1 milhão de pés de laranja do tipo Seleta e Natal, segundo os cálculos da Secretaria Municipal de Turismo.
Diante da intensa produção da fruta, o setor turístico atrai visitantes para o Circuito da Laranja. Há 16 anos, turistas de todas as cidades do Rio de Janeiro e de outros estados percorrem as propriedades para conhecer um pouco da história local e da produção rural que chega à mesa de tantas famílias.
Conheça o Circuito da Laranja
No percurso, o visitante consegue conhecer um pomar de laranja entendendo todos os processos que envolvem a produção da furta. O percurso é guiado, inclui a colheita, a degustação da fruta e também a compra de produtos agrícolas e artesanais.
A visita começa na entrada da cidade de Tanguá. Os grupos de visitantes são recepcionados por condutores do passeio que vão contar um pouco da história da cidade e de como o cultivo da laranja é ligado a cultura local. A entrada da cidade também é um ponto onde os visitantes podem comprar lembrancinhas.

Café da manhã oferecido durante o passeio do Circuito da Laranja
A primeira parada é feita no centro de Tanguá (RJ), na feira de artesanato. Nela tem produtos exclusivos e diferentes feitos a mão como peças de biscuit, crochê, madeira, pinturas, costura, bijouterias, ponto cruz, acessórios decorativos para casa e muitas outras coisas.
Em seguida, o visitante é levado para conhecer as propriedades rurais. A parada é feita em um café rural preparado para os turistas com q uitutes da roça: muitos bolos, empadão, escondidinho de carne seca, pão caseiro, aipim e banana da terra cozidos, queijos, geleias, sucos e cafés para o público.
O primeiro sítio do circuito é o sítio da Rocha. Quem faz a recepção é a família de mesmo sobrenome e produtora de farinha de mandioca. Os turistas passam pela casa de taipa, que guarda memórias e objetos históricos da família. Em seguida, o trajeto continua pela casa de farinha movida à motor. O local foi construído pelo patriarca da família.

Roda d'água do Engenho de Farinha em Tanguá (RJ)
O grupo de visitantes também é guiado pelo bairro Tomascar onde tem a cachoeira de mesmo nome com uma queda d’água que movimenta o Rio Tanguá e o Engenho de Farinha da região. O local foi construído no final do século XIX e ainda conta com uma roda d’água de 7 metros de altura.
Nesta parte da visita, a proprietária da casa conta as histórias do local e de sua família que é dona da propriedade há mais de um século. Os turistas entendem um pouco sobre os processos da fabricação da farinha de mandioca. Em seguida, eles podem passar em uma lojinha para comprar um pouco do produto fresco.
A experiência continua com um almoço preparado no fogão a lenha de um dos restaurantes da região. Segundo os organizadores do passeio, essa parte acontece antes do passeio no pomar para que os visitantes não fiquem com fome durante a caminhada no pomar.
Após o almoço, tem a experiência conhecida como Colha e Chupe. Os visitantes são apresentados ao Sítio Santo Antônio, onde o proprietário, Sr Delson, planta suas laranjas. Cada um ganha uma faquinha e pode caminhar e pegar a laranja do pé e comer à vontade.
Como participar do Circuito
Para participar, é necessário agendar os passeios pelas redes sociais do Circuito da Laranja. O trajeto só é feito para grupos de, no mínimo, 25 pessoas e no máximo 40. Os agendamentos são feitos por telefone e WhatsApp, das 9h às 16h. O percurso é feito o ano inteiro. Mas, se o turista desejar acompanhar o ciclo de colheita da laranja, a produção fica mais intensa nos meses de julho a outubro.






