Conheça o Monte Rinjani, vulcão desafiador na Indonésia
Reprodução/Divulgação
Conheça o Monte Rinjani, vulcão desafiador na Indonésia

A trilha do Monte Rinjani, segundo vulcão mais alto da Indonésia e destino turístico popular para trekking, voltou a chamar atenção mundial após a morte da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, confirmada nesta terça-feira (24). A jovem caiu de um penhasco durante uma trilha no sábado (21), e teve seu corpo localizado por equipes de resgate três dias depois, a cerca de 700 metros abaixo do nível da trilha — como referência, a altura do Corcovado, no Rio de Janeiro, é de 710 metros.

O Monte Rinjani, localizado na ilha de Lombok, vizinha da turística Bali, é conhecido tanto por suas paisagens espetaculares quanto pelas trilhas extenuantes e perigosas. Com 3.726 metros de altitude, o vulcão faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de intensa atividade sísmica que concentra cerca de 90% dos terremotos do planeta.


@adventuresofeleri 📍Mt Rinjani This is what we hiked on enroute up the summit Going down was faster but with a LOT of falling over 😂 Had to empty my shoes out wayyy too many times #travel #traveltiktok #backpacking #foryou #fyp #asia #indonesia #lombok #volcano #rinjani #hiking #mtrinjani ♬ summer vibe - NOOTTMEEX


Histórico de acidentes e desafios da trilha

A tragédia envolvendo Juliana não é um caso isolado. O Rinjani tem um histórico de acidentes fatais nos últimos anos. Só entre 2022 e 2025, ao menos quatro turistas morreram no local, vítimas de quedas ou exaustão. Em maio deste ano, um turista malaio de 57 anos perdeu a vida após uma queda. Em 2022, um português morreu ao despencar de um penhasco. Já em 2012, sete estudantes morreram durante uma escalada.

Além dos riscos naturais, a estrutura do parque é alvo constante de críticas. Apesar da exigência de guias certificados, há relatos de trilhas mal sinalizadas, ventos intensos e trechos íngremes com pedras soltas, o que dificulta ainda mais o trajeto. Viagens organizadas costumam durar entre dois e cinco dias, com acampamentos ao longo do percurso. O pacote mais básico, que inclui alimentação, equipamentos e guias, custa em torno de R$ 930 por pessoa.

@avidtravellertok Country: 🇮🇩 Location: Mount Rinjani The hike to the summit where we were all taking 2 steps forward, 1 step back! The journey was filed with gravels, volcanic ash and loose rocks! #travelwithme #traveltok #travelwithashlynn #travelindonesia ♬ nhạc nền - Nhạc nhẽo - Diybox


Resgate complexo e atrasado

Juliana estava em um mochilão pelo Sudeste Asiático e já havia visitado Filipinas, Vietnã e Tailândia. Ela havia optado por fazer a trilha mais longa, de três dias e duas noites. O trajeto leva até a cratera do vulcão, de onde é possível ver o lago Segara Anak e o cone secundário Barujari, conhecido como “vulcão bebê”.


Um vulcão ativo em área sísmica

Apesar da última erupção registrada ter ocorrido em 2016, o Rinjani é considerado um vulcão ativo. Em 2018, a região foi atingida por um terremoto de magnitude 6,4, que causou deslizamentos de terra, 17 mortes e deixou mais de 300 feridos — a maioria turistas. O parque ficou fechado por meses após o desastre.

O Monte Rinjani também é considerado sagrado por comunidades locais, que sobem até o cume para realizar oferendas religiosas. A área é tombada pela Unesco como geoparque global devido à sua biodiversidade e importância geológica.

@alnamira95 Indah untuk dikenang tidak untuk diulang apalagi kalo bukan letter E rinjani 😭 kuku jempol kaki ilang dua duanya asuuuu #rinjani #letterE #rinjanimountain #mountain #indonesia #pesonaindonesia ♬ suara asli - bengkel las mas Y - 14September2003



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!