O objetivo dos adeptos do turismo de aventura
é sempre voltar para casa com a bagagem repleta de experiências inesquecíveis. Entre as modalidades que garantem os minutos intensos que valem uma viagem inteira estão o salto de pêndulo, também conhecido como "rope jump" (salto de corda), e o bungee jump.
Embora ambas atividades envolvam a arte de saltar de pontos fixos a muitos metros de altura, há algumas características que diferenciam as duas práticas.
O salto de pêndulo
O salto de pêndulo pode ser feito de uma ponte, plataforma elevada ou da beira de um penhasco, e o participante fica preso às cordas de segurança pela cintura e o peito, em uma espécie de cadeirinha.
“A principal diferença está na dinâmica do movimento. Ao contrário do bungee jump, em que ocorre um vaivém elástico para cima e para baixo, o salto de pêndulo oferece uma sensação de maior liberdade”, descreve Allan Pinheiro, sócio-diretor da Natural Extremo, empresa responsável pelo salto de pêndulo na cidade de Urubici, na serra de Santa Catarina .
A fase final do salto proporciona a mesma sensação que se tem ao brincar de balanço, pendulando para frente e para trás. A liberdade de movimento durante essa oscilação cria um momento especial. “É difícil descrever o salto, tanto é que costumamos dizer que ‘só quem pula sabe’”, brinca Allan.
O bungee jump
Por outro lado, o bungee jump consiste em um salto de uma plataforma elevada com os tornozelos do praticante presos a uma corda elástica. A ação é seguida por uma série de movimentos de vaivém, em que a energia armazenada na corda proporciona uma sensação de flutuação e queda.
Desta forma, é possível experimentar uma série de descidas e subidas controladas pela elasticidade da corda.
Ambas modalidades têm seu lugar cativo no coração dos amantes de aventuras. O que as une é a capacidade de proporcionar experiências transformadoras e a superação de limites pessoais a dezenas de metros do chão.
Conheça o iG Cruzeiros
, novo serviço para compra de pacotes de viagens.
Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram , X (Twitter) e Facebook .