O lançamento do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), que deveria acontecer em 2024, foi adiado para o primeiro semestre de 2025, devendo acontecer por volta de maio. O adiamento do visto europeu se deve a um atraso no lançamento do Sistema de Entrada/Saída (EES), outra medida que visa reforçar a segurança nas fronteiras da União Europeia, segundo informações do portal Travel Agent Central.
“Inicialmente esperávamos que o EES se tornasse operacional até ao final deste ano ou, no máximo, no início do próximo ano. Devido a atrasos imprevistos, tornou-se evidente que este cronograma é inatingível. Como resultado, a implementação do ETIAS foi remarcada para maio de 2025, com possibilidade de novo adiamento”, disse um porta-voz da UE ao portal Schengen Visa Info.
Quando estiver em vigor, o visto europeu permitirá que cidadãos isentos de visto entrem em um território dentro da União Europeia e Espaço Schengen para estadias de curta duração. O ETIAS estará vinculado ao passaporte do viajante, tendo uma duração de até três anos. Em caso de vencimento do passaporte, o viajante deverá renovar o ETIAS junto ao novo documento.
O visto europeu custará € 7,00 (R$ 36,87 na cotação atual), podendo levar de poucos minutos a quatro dias para ser processado. Em casos em que o viajante precise fornecer informações adicionais, o processamento poderá levar até um mês. Menores de 18 anos ou maiores de 70 anos terão isenção de taxas.
O EES é um sistema informático automatizado utilizado para registar residentes de países terceiros que viajam para uma estadia de curta duração (normalmente 90 dias em um período de 180 dias), sempre que atravessam as fronteiras externas dos países europeus que utilizam o sistema.
O sistema substitui o carimbo do passaporte e automatiza os procedimentos de controle de fronteiras, tornando as viagens para países europeus que utilizam o EES mais eficientes para o viajante.
A implementação do visto europeu ETIAS só pode acontecer de cinco a seis meses após o lançamento do EES, afirmou o porta-voz da Comissão Europeia.
Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!