Segundo orientações dos comissários de bordo, encostar o rosto na janela do avião é outro comportamento que não se deve ter
Shutterstock
Segundo orientações dos comissários de bordo, encostar o rosto na janela do avião é outro comportamento que não se deve ter

A dermatologista Joyce Park, fundadora da Skin Refinery, uma clínica virtual de dermatologia, viralizou no TikTok após compartilhar os motivos pelos quais afirma ser necessário usar protetor solar durante voos.

"Lição de dermatologia nº 21: quando você aprende que os pilotos têm incidência 2x de melanoma [o terceiro tipo mais comum de câncer de pele] e você deve absolutamente usar protetor solar em aviões ou manter as janelas fechadas", diz a mensagem sobreposta ao vídeo viralizado, que já conta com quase 2 milhões de visuaizações.

O vídeo curto, de 12 segundos, mostra a dermatologista sentada em uma poltrona de avião com o texto sobre seu rosto. As orientações continuam: "voar na cabine por 56 minutos a 30 mil pés é o mesmo que receber a mesma quantidade de radiação ultravioleta de uma sessão de bronzeamento de 20 minutos".

A afirmação da especialista se refere a um estudo de 2015 sobre tripulações de companhias aéreas , publicado na revista científica Jama Dermatology. A pesquisa descobriu que pilotos e tripulantes de cabine têm "aproximadamente o dobro da incidência de melanoma em comparação com a população em geral", como a afirma a dermatalogista no vídeo.

@teawithmd Let’s talk about airplane ✈️ skin care! Today I am just covering INCREASED exposure to UV radiation in the plane. A research study in JAMA DERM from 2015 measured amount of UV radiation in airplane cockpits during flight and compared them to UVA carcinogenic affective doses in tanning beds. Turns out you get a heck of a lot of UV exposure as a pilot. When we’re sitting in the back, make sure to wear sunscreen or keep your window shut to reduce exposure to UVA during your flight. After all, you don’t want 1/2 of your face getting more sun ☀️ damage than the other! The more you know! Sources in comments #dermatologylesson #dermbypark #airplaneskincare #sunscreen #melanoma #inflightskincare ♬ original sound - random.shii089


A mensagem no vídeo diz também: "Ainda mais UVA é refletido ao voar sobre nuvens espessas e neve. As janelas bloqueiam UVB e não UVA". Para contextualizar, existem três categorias principais de radiação ultravioleta (UV): UVA, UVB e UVC.

A UVA não é absorvida pela camada de ozônio da Terra, enquanto a maior parte da UVB é absorvida, mas uma parte atinge a superfície. "A radiação UVC é absorvida pela camada de ozônio e não representa tanto risco", disse o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA ao Newsweek.

A radiação UVA é mais fraca que a UVB, mas "penetra mais profundamente na pele e é mais constante ao longo do ano", disse o órgão federal de saúde.

"Os raios ultravioletas podem alcançá-la [a pele] em dias nublados e frios e refletem em superfícies como água, cimento, areia e neve", explica o CDC.

A dermatologista aconselhou usar protetor solar ou manter a janela fechada quando estiver sentado no banco de trás "para reduzir a exposição aos raios UVA durante o voo". "Afinal, você não quer que metade do seu rosto receba mais dano solar do que o outro! Quanto mais você souber!", escreveu ela na legenda do post.



Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram  e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!