A companhia aérea brasileira Azul Airlines recebeu uma certificação internacional nesta terça-feira (3) como a líder global em desempenho de pontualidade de companhias aéreas
em 2022 pela Cirium, líder global em análise de aviação. O prêmio Cirium 2022 On-Time Performance Review é o regulador para desempenho de companhias aéreas e aeroportos e elege anualmente a companhia que mais teve comprometimento com a pontualidade.
Segundo Jeremy Bowen, CEO da Cirium, a performance da Azul, que se destacou como estrela em pontualidade operacional, deve ser considerada ainda mais impressionante diante de um ano “incrivelmente ativo para as companhias aéreas latino-americanas, com um aumento de 31% no volume de voos em relação ao ano anterior”.
+ Empresa aérea dá dicas de como conseguir passagens mais baratas
+ Brasileiro conta como é voar na 'pior’ e na ‘melhor’ companhia aérea
“A Azul não apenas alcançou a primeira posição entre seus concorrentes regionais, mas também emergiu como a companhia aérea global mais pontual, com 88,93% de seus voos principais chegando no horário!”, destaca Bowen.
Já John Rodgerson, CEO da Azul, comemora e conta as razões para, de fato, considerar uma conquista importante e significativa para todos na companhia. Ele acredita que a paixão dos tripulantes pela empresa e pelo bom atendimento ao cliente sejam o segredo deste primeiro lugar.
"Temos uma operação complexa voando para mais de 160 cidades ao redor do mundo, com diversos tipos de aeronaves, o que torna essa conquista ainda mais impressionante. Este é realmente um esforço de todos e tenho orgulho de fazer parte dessa equipe”, comenta.
Um voo pontual é definido como aquele que chega dentro de 15 minutos da chegada programada ao portão. Já para um aeroporto, a pontualidade é definida como partindo dentro de 15 minutos de sua partida programada. De um total de mais de 279 mil voos da companhia brasileira, ela obteve 88,93% de chegadas pontuais e, assim, se consagrou como a melhor do mundo neste quesito.
Já entre os aeroportos que cumprem os horários mais corretamente, nenhum brasileiro estava na lista, e os três que despontam na lista são Aeroporto de Haneda (em Tóquio, no Japão), Aeroporto Internacional Kempegowda (em Bangalore, na Índia) e Aeroporto Internacional de Salt Lake City (em Salt Lake City, nos Estados Unidos).
A Cirium também destacou as principais empresas aéreas da América Latina e colocou as brasileiras Azul em primeiro lugar, seguido de Latam Airlines em quarto e Avianca em quinto. Outra classificação que a Azul aparece é sobre as principais operadoras de baixo custo, também conhecidas pelo termo em inglês "low cost". A companhia brasileira estava em 4º lugar, a frente de outras empresas norte-americanas, asiáticas e europeias.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.