Kitesurf no Ceará: confira hotéis que oferecem aulas

Aventure-se e aproveite para conhecer hotéis e pousadas da Associação Roteiros de Charme na região que contam com instrutores preparados para ajudar os hóspedes na prática.

Mas antes… O que é Kitesurf?

O Kitesurf foi criado em 1985 por dois franceses: Bruno e Dominique Legaignoux. O nome vem da junção de duas palavras inglesas: kite, que significa pipa e surf, que quer dizer deslizar sobre a água. A prática consiste em se deslocar sobre uma prancha, que com a ajuda do vento, o indivíduo consegue surfar sobre às águas.

Reprodução/Facebook/Prefeitura de São Miguel do Gostoso

O Nordeste é um bom lugar para o esporte

Isso porque, entre julho e dezembro, ventos constantes de 30km/h a 70km/h sopram fortes no Ceará. É quando o céu se enche de praticantes de kitsurfe e o azul (do dia) e o amarelo alaranjado (do fim da tarde) dividem espaço com o colorido das velas. Em diversas praias do estado elas estão lá. Em algumas, a prática é ainda mais intensa, como no Preá, em Jericoacoara.

Jade Queiroz / Ministério do Turismo / Divulgação

Jaguaribe Lodge & Kite

O local se tornou uma referência no Ceará para a prática de kitesurf, devido à localização na praia do Canto da Barra, onde o rio Jaguaribe encontra o mar. Ele se destaca pela estrutura. Localizado ao lado do hotel, o Jaguaribe Kite é uma escola para adultos, jovens e crianças, que conta ainda com loja e locação de equipamentos, além de uma equipe de dez instrutores certificados e fluentes em inglês. O espaço é certificado com o título do International Kiteboarding Organization (IKO).

Divulgação

Hotel Vila Selvagem

Também em Fortim, o Hotel é outra opção. O Kite Point não é uma escola, como o Jaguaribe Kite, mas é uma excelente oportunidade para que o hóspede que já sabe velejar possa aprimorar a técnica. Durante a prática, ele será acompanhado de perto por um profissional. O ambiente também oferece passeios de vela. O Vila Selvagem pertence aos mesmos donos do Jaguaribe Lodge & Kite.

Divulgação

Zorah Beach Hotel

Na região, a acomodação oferece estrutura completa de apoio, aluguel de equipamentos e aulas com instrutores experientes. A partir do hotel, também é possível velejar nas lagoas da região com instrutores.

Divulgação

Vila Kalango

Em Jericoacoara, a construção destaca-se por oferecer ao visitante uma ampla estrutura para a prática de diversas atividades aquáticas. Seu novo espaço, o Water Sports Center (WSC - Brasil), é dedicado aos velejadores e inclui suporte de professores, reparos de equipamentos, coachings, downwind e equipamentos para wing foil, wind foil, surf foil, kitesurfe, windsurfe, SUP e longboard.

Divulgação