Gateway: The Deep Space Launch Complex será inaugurado em 15 de junho, no NASA Kennedy Space Center
Divulgação
Gateway: The Deep Space Launch Complex será inaugurado em 15 de junho, no NASA Kennedy Space Center

O Nasa Kennedy Space Center  Visitor Complex , próximo a Orlando , nos Estados Unidos, anunciou sua nova atração que será inaugurada em 15 de junho . A atração recebe o nome de Gateway: The Deep Space Launch Complex , e não tem custo adicional aos visitantes, com um espaço que traz experiências imersivas e informações sobre expedições da Nasa.

A atração se concentrará no presente e no futuro da exploração espacial colaborativa, permitindo aos visitantes vivenciarem a viagem interestelar do futuro, enquanto celebram o que está acontecendo no presente dentro do programa espacial.

O Gateway contará com telas imersivas, bem como uma “viagem” pelo espaço, oportunidades únicas de visualização de lançamento e entre outras experiências.

A atração de vários níveis irá envolver e inspirar os visitantes por meio de experiências, artefatos e exposições. Apresentando uma coleção abrangente de naves espaciais modernas, o Gateway oferecerá a oportunidade de explorar o futuro das viagens espaciais. E, por meio de educação imersiva, efeitos atmosféricos e um cinema 4D em movimento, os visitantes poderão ver, vivenciar e sentir como é realmente viajar no espaço .

A fachada do edifício Gateway foi projetada para chamar a atenção e despertar a imaginação antes mesmo de entrar. As paredes externas são acentuadas com painéis iridescentes de coloração turquesa brilhante que se alternam com tons de roxo, reproduzindo o movimento constante e as cores brilhantes do universo.

Ao entrar, no primeiro nível, os turistas serão recebidos com um design futurista que visa preparar o terreno para sua jornada. Exibidos como esculturas espaciais massivas em um jardim ao ar livre. Por toda a área da Gateway os visitantes estarão cercados por artefatos reais que voaram pelo espaço, bem como modelos em escala real suspensos para permitir uma visão de 360 graus. Inclui:

· Cápsula espacial Orion da missão EFT-1;
· Boeing CST-100 Starliner Crew Vehicle;
· Booster SpaceX Falcon 9 (Booster 1023);
· Dream Chaser do Sierra Space;
· Sistema de lançamento espacial da NASA;
· ULA Atlas V e Delta IV.

Além de oferecer uma visão bem próxima do impulsionador SpaceX Falcon 9, o segundo andar do complexo Gateway apresenta uma parede de 9 m, do chão ao teto, de Trail Blazers robóticos com telas touchscreen interativas por meio das quais os visitantes podem aprender sobre quase 40 satélites e sondas diferentes no espaço. Também nesta área estará uma estação de apresentação HoloTube onde será possível conhecer mais sobre o poderoso Telescópio Espacial James Webb manipulando imagens holográficas, vídeo e animação por meio de um quiosque com tela touchscreen.

Os visitantes serão transportados para o futuro das viagens espaciais no primeiro porto espacial (Spaceport). Ao entrar no saguão, eles serão cercados pelas imagens e sons de um porto espacial galáctico: a vibração atmosférica envolverá os viajantes enquanto eles espiam pelas janelas lançamentos e pousos ativos. O saguão principal apresenta várias telas que exibirão vídeos promocionais de destinos e informações de partida e chegada. Os visitantes irão então embarcar em suas “naves espaciais”, na forma de um teatro voador 4D, para uma das quatro opções de viagens: Maravilhas Cósmicas, Exploradores Ousados, Planeta Vermelho ou Mundos Inexplorados. Cada distinto destino permite a possibilidade de uma experiência diferente a cada visita.

Spaceport KSC:  os visitantes embarcarão em uma das quatro jornadas espaciais ao entrarem no porto espacial do futuro. As quatro viagens distintas são apresentadas em vários locais ao longo do caminho. Inicialmente há telões na parede da rampa destacando as viagens e seus destinos que são visíveis do Pavilhão de Exposições (Exhibit Hall). Os viajantes serão cercados por imagens e sons, além de serem envolvidos pela vibração atmosférica. Ao chegar ao arco do portal de operações, no nível superior, as imagens gráficas dos passeios são exibidas como grandes pôsteres para ajudar na escolha da jornada preferida antes. 

Maravilhas Cósmicas (Cosmic Wonders):  nesta jornada para os confins do espaço, testemunhe algumas das mais famosas visões cósmicas do universo. Incluindo nuvem de poeira da Nebulosa Cabeça de Cavalo, um voo pelos tentáculos brilhantes da Nebulosa do Caranguejo e uma visita especial a uma estrela massiva prestes a se tornar uma supernova, este olhar em primeira mão sobre o nascimento e a morte de estrelas promete uma beleza cósmica insuperável.

Exploradores Ousados (Daring Explorers):  seguindo o caminho de exploradores robóticos como Cassini e Juno, esta jornada para Saturno e Júpiter oferece panoramas impressionantes dos gigantes gasosos e duas de suas luas mais famosas: Titan e Europa. Veja lagos líquido sob a espessa atmosfera de Titã, percorra os anéis de Saturno, maravilhe-se com tempestades do tamanho de planetas e sinta a força dos gêiseres de Europa neste passeio inesquecível pelas joias do Sistema Solar.

Planeta Vermelho (Red Planet):  nesta emocionante viagem a Marte, testemunhe a beleza acidentada do Planeta Vermelho em primeira mão. Apresentando um vislumbre de volta no tempo nos antigos oceanos de Marte, um encontro com o pioneiro rover Perseverance e uma fuga de uma das infames tempestades de poeira do planeta, este passeio oferece uma visão de perto da história e do potencial do nosso vizinho planetário.

Mundos Inexplorados (Uncharted Worlds):  aventure-se a 40 anos-luz de distância até o sistema de exoplanetas Trappist-1 - uma coleção de sete mundos alienígenas orbitando uma estrela anã vermelha. Passe por um planeta de vapor quente e um mundo congelado antes de deslizar pela superfície de um mundo aninhado dentro da zona habitável da estrela, a região com maior probabilidade de abrigar a vida como a conhecemos.

Há restrição de altura mínima e os visitantes com restrições ou sensibilidade ao movimento podem optar pela Baía de Observação (Observation Bay) para experimentar um passeio completo, porém sem movimento.

Além disso, o rooftop do Gateway será um espaço versátil para visualização de lançamentos e aterrissagens, bem como um ótimo espaço para sediar eventos especiais. Ali também se encontrará, afixado ao telhado, um telescópio Planewave CDK20 com um refrator APO Espirit 100 mm de céu profundo. Além de um refrator solar Altair 125 mm que permitirá a visualização das maravilhas celestiais e solares mais incríveis. As imagens ainda poderão ser compartilhadas, mas para fins educacionais.

A saúde e segurança dos funcionários e convidados também será prioridade do Nasa Kennedy Space Center Visitor Complex. De acordo com as recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o complexo seguirá operando com atendimento limitado, praticando o distanciamento social, encorajando compras antecipadas de ingressos e aplicando com mais frequência higienização e desinfecção. Todos os visitantes, incluindo os vacinados contra Covid-19, são obrigados a usar máscaras faciais em todos os locais fechados. Aqueles totalmente vacinados não são obrigados a usar máscaras ao ar livre.

É recomendada a verificação da programação diária na chegada ao Complexo de Visitantes da Nasa que, por sinal, incentiva a  compra antecipada de ingressos pelo site.

O espaço abre diariamente às 9h, no fuso-horário de Orlando. Os horários de fechamento variam de acordo com a estação do ano (cheque no site antes da sua visita). A entrada inclui o Space Shuttle Atlantis, Shuttle Launch Experience, Apollo/Saturn V Center, Heroes & Legends featuring the U.S. Astronaut Hall of Fame, filmes espaciais em 3D, e todas as atrações e exposições.

Há ainda cadeiras de rodas e carrinhos de bebê disponíveis para aluguel na entrada principal, todas as exposições e passeios são acessíveis para cadeirantes. Oferece o uso de canis para animais de estimação. Socorristas, caixa eletrônico e estacionamento de ônibus também estão disponíveis.

Além disso, os visitantes podem escolher entre inúmeros restaurantes de autoatendimento e locais de alimentação especializados, com uma grande variedade de opções nos menus.

Siga o perfil geral do Portal iG no Telegram.

** Julio Cesar Ferreira é estudante de Jornalismo na PUC-SP. Venceu o 13.º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão com a pauta “Brasil sob a fumaça da desinformação”. Em seus interesses estão Diretos Humanos, Cultura, Moda, Política, Cultura Pop e Entretenimento. Enquanto estagiário no iG, já passou pelas editorias de Último Segundo/Saúde, Delas/Receitas, e atualmente está em Queer/Pet/Turismo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!