Campos do Jordão é um dos principais destinos de inverno no país, mas com a pandemia da Covid-19, a cidade deve ter poucas atrações para os turistas e a prefeitura da cidade ainda não tem certeza se o evento, que está agendado para começar dia 30 de junho, será realizado. Contudo, sentir o clima serrano da cidade e caminhar em espaços abertos pode ser uma alternativa para quem não dispensa sentir o frio intenso
Pouca gente conhece, mas a região é repleta de caminhos e trilhas que podem serem feitas a pé, a cavalo ou de bicicleta, sempre mantendo o distanciamento social. Campos do Jordão oferece alternativas tanto para os iniciantes quanto para os mais experientes. O iG Turismo separou alguns caminhos mais perto das áreas centrais da cidade que estão bem demarcados para que o turista possa fazer tudo sozinho.
Antes de tirar o tênis do armário, é preciso estar atento à condição física para escolher a expedição, assim o turista não terá problemas no meio do percurso. Outra dica importante é evitar trilhas desacompanhado para ter a quem recorrer em caso de emergências.
Trilha da Cachoeira da Galharada
A Trilha da Cachoeira da Galharada é ideal para quem está começando e não tem o costume de fazer esse tipo de atividade. Normalmente, os visitantes costumam optar por uma caminhada tranquila e relaxante.
Durante o trajeto de 4,7 km é possível observar a Estação de Truticultura e Salmonicultura do Instituto de Pescas. Além disso, o turista pode aproveitar para contemplar as araucárias e é recompensado, no final do passeio, com a cachoeira que dá nome à trilha. Há monitores ambientais do parque. As trilhas são fáceis e bem indicadas.
Você viu?
Trilha do Zig Zag
Uma das mais famosas de Campos do Jordão é a Trilha do Zig Zag. Embora possa ser feita por meio de uma caminhada, o costume é percorrê-la pedalando, principalmente se o viajante tem o costume de pedalar em montanhas.
De dificuldade média, seu trajeto tem início com mais de 15 Km de descida e muitos obstáculos naturais. A Trilha do Zig Zag segue vários quilômetros em estrada de terra, e chama a atenção dos aventureiros. O trajeto termina no Vale do Lageado.
Trilha da Casa Redonda
Conhecida como Alto do Capivari, também aparece entre as indicadas para os iniciantes. São 16 km de ida e volta, partindo da Vila Capivari e atingindo mais de 1.700 m de altitude, oferecendo uma vista panorâmica de toda a região e com trechos que chamam a atenção pelo cenário, valendo o esforço inicial da subida.
Trilha do Rola Tronco
Para os mais radicais, a Trilha do Rola Tronco está entre as favoritas. São 23 km, partindo da Fonte dos Milagres, na Vila Capivari. O percurso desce pela floresta e conta com muitos troncos soltos e raízes lisas, trazendo grau médio de dificuldades e a necessidade do acompanhamento de um guia qualificado, mesmo que já se tenha experimentado esse tipo de aventura.
Trilha das Três Matas
Outra que exige algum grau técnico é a Trilha das Três Matas. Seu percurso, com cerca de 8 km, é ideal para ser percorrido de bicicleta. O início da trilha, fácil de localizar, é pela estrada que dá acesso ao Morro do Elefante.
O ponto alto do passeio é o visual das pedras a 1750 m de altitude. O turista pode aproveitar para parar e contemplar antes de seguir até o final do percurso, bem próximo da Fonte da Minalba.
Além das trilhas em Campos do Jordão, os turistas podem aproveitar percursos na Serra da Mantiqueira, por meio de programas como o AvenToriba, por exemplo. Outras atividades radicais também podem ser realizadas no Parque Tarundu.