Cenários de filmes, "santuários" de morcegos e até campo fértil de hortas. As estações de metrô abandonadas de Londres abrigam um mundo subterrâneo de surpresas. Agora, uma nova exposição no Museu dos Transportes de Londres oferece ao público um passeio nas "estações fantasmas" da capital britânica.
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Em um desses tours guiados, um grupo de pessoas se reuniu na estação de metrô Piccadilly Circus, com o barulho dos trens ecoando pelos túneis, para ver uma parte da estação desativada há anos. A poucos passos de um dos locais mais movimentadas de Londres, eles entraram num mundo congelado no tempo, com placas em tipografia desatualizada direcionando os passageiros.
O espaço agora é usado para armazenar equipamentos e como ventilação, mas durante a Segunda Guerra Mundial, o Piccadilly Circus ajudou a "preservar obras de arte de valor inestimável", disse à AFP Siddy Holloway, que organiza as turnês "Hidden London".
Várias partes do metrô de Londres , apelidadas de "The Tube" por causa da forma arredondada de seus túneis circulares, mudaram de função com resultados surpreendentes.
ATIVIDADES SECRETAS
A exposição no museu de Covent Garden vai até janeiro de 2021 e o curador Matt Brosnan disse que é uma chance de explorar a história das estações abandonadas ao longo do tempo. As entradas estão sendo vendidas on-line. Adultos pagam 16,50 euros (R$ 76,93).
Ele também "tenta dar aos visitantes a oportunidade de mergulhar na atmosfera desses lugares e explicar por que foram abandonados, como foram adaptados para usos muito diferentes e outras atividades secretas em tempos de guerra", acrescentou.
As plataformas subterrâneas da estação Highgate, no norte de Londres, foram fechadas no final dos anos 50, após 90 anos de serviço. Deixados abandonados, os túneis próximos da linha em desuso atraíram morcegos dos bosques vizinhos e agora são um habitat protegido para eles.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foram os humanos que buscaram refúgio nos túneis e estações do metrô, protegendo-se das bombas alemãs. Fotos em preto e branco mostram crianças dormindo em redes esticadas nos trilhos, enquanto outras crianças jogam damas e adultos dançam ou ouvem rádio.
A estação de Down Street, fechada em 1932, abrigava secretamente a sede do Comitê Executivo Ferroviário (REC) durante a guerra. O CER controlava as principais linhas ferroviárias britânicas e o movimento de tropas e equipamentos. A estação foi completamente adaptada para permitir que 40 pessoas trabalhem e até morem em um ambiente à prova de bomba.
Ele abrigava escritórios, salas de reuniões, banheiros, dormitórios e uma sala de jantar, cuja atmosfera e cardápio são recriados na exposição. O primeiro-ministro da época da guerra, Winston Churchill, estava entre os convidados que saborearam suas refeições saudáveis - um luxo raro em um país onde a comida era racionada.
ENCONTRANDO UMA NOVA VIDA
Alguns desses refúgios de guerra estão encontrando nova vida na era moderna. Há alguns anos, abrigos antiaéreos construídos nos túneis bem abaixo da Linha do Norte, em Clapham, sul de Londres, foram transformados em uma horta onde brócolis, coentro e ervilha prosperam sob luz artificial.
Enquanto a maioria das pessoas acima do solo desconhece as estações fantasmas sob seus pés, elas podem reconhecê-las na tela grande.
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A estação de metrô Aldwych apareceu em "V de Vingança" (2005) e em "A Batalha da Grã-Bretanha (1969), enquanto áreas em desuso de Charing Cross estavam no filme de James Bond" Skyfall "(2012).