Depois de uma jovem turista taiwanesa receber uma multa de R$ 200 por utilizar bíquini fio dental nas Filipinas, outra mulher chamou atenção de moradores da ilha de Bali pelas vestimentas.
Nativos e estrangeiros em Bali se enfureceram com a imagem de uma jovem com biquíni fio dental postada no grupo do Facebook - Bali Expats, voltado para estrangeiros que vivem na ilha da Indonésia.
A maior parte das críticas postadas nos comentários era em repúdio às vestimentas da mulher que, para alguns, não tem “sensibilidade cultural”.
“Temos muitos amigos de Bali que ficaram envergonhados (com o biquíni). Tenham um pouco de respeito pelos costumes locais . Eles são pessoas lindas. Você faria compras assim onde mora?”, escreveu uma britânica.
Porém, o fato da exposição da mulher nas redes sociais, sem autorização, também chamou atenção de alguns usuários do grupo.
“Eu entendo a questão do respeito às culturas, mas também há o respeito a outras pessoas. Tirar uma foto de alguém e postá-la online, tentando envergonhar publicamente a pessoa, é muito baixo. Falta respeito”, comentou outro.
A turista e nem o fotógrafo foram identificados no grupo virtual.
Dress code na Indonésia
Pode ser muito pretencioso dizer o que os turistas podem ou não vestir durante suas férias, mas em alguns países do sudeste asiático as vestimentas são parte integrante dos costumes e casos como o citado acima, chocam os nativos.
Na Indonésia, por exemplo, a roupa tradicional para mulheres é o kabaya , uma vestimenta que cobre ombros e braços, e a saia tem um comprimento longo. Para os homens é comum utilizar camisas de manda curta (sempre cobrindo os ombros) e o sarongue.
Leia também: 13 atitudes que podem render multa em pontos turísticos no exterior
Pela tradição e influência da sociedade conservadora, circular de biquíni fio dental como a turista exposta no grupo, é um ato repudiado por todos.