Tamanho do texto

De acordo com uma pesquisa, para a maioria dos brasileiros, viagens a trabalho são uma oportunidade de conhecer culturas e crescer na profissão

Os brasileiros estão valorizando cada vez mais as viagens a trabalho. É o que mostra uma pesquisa realizada com mais de 17 mil profissionais de 24 países, em que 74% dos brasileiros entrevistados disseram que as viagens a trabalho são uma oportunidade de experimentar novas culturas e, assim, poder crescer na  carreira.

Leia também: Aeromoça revela bastidores do emprego em série fotográfica impressionante

74% dos brasileiros entrevistados disseram que as viagens a trabalho são uma oportunidade de experimentar novas culturas
shutterstock
74% dos brasileiros entrevistados disseram que as viagens a trabalho são uma oportunidade de experimentar novas culturas

A pesquisa, feita pela Booking.com, busca revelar até que ponto os profissionais veem as viagens de negócios como essenciais para o crescimento e o sucesso comercial, incluindo diferenças importantes em todas as profissões. A porcentagem dos brasileiros que valorizam viagem a trabalho está acima da média global, que ficou em 60%. Apenas os mexicanos empataram com os brasileiros no grau de importância que dão a esse tipo de viagem.

Quase metade (47%) dos profissionais brasileiros cita o crescimento dos negócios da empresa como um fator importante para as viagens. Ainda assim, cada área profissional tem seu próprio objetivo. Profissionais dos setores de vendas e varejo (46%) no Brasil utilizam as viagens para compreender uma nova cultura e seu impacto nos negócios, enquanto 55% dos funcionários brasileiros do setor financeiro e consultoria vêem as viagens como uma maneira de crescer o negócio de suas empresas e fortalecer as relações profissionais.

Leia também: Como funcionam os bastidores dos parques da Disney

E, para grande parte dos profissionais, ainda é importante que as reuniões sejam realizadas presencialmente. No Brasil, 61% dos profissionais concordam que viajar para atender clientes ou colegas pessoalmente é essencial para o sucesso comercial, aumentando a importância para quem trabalha com manufatura e logística (74%), viagens e hotelaria (69%) e para profissionais de tecnologia e computação (69%).

Mas não é só de tarefas que estas viagens são feitas! 56% dos profissionais brasileiros acreditam que poder tirar algumas horas de folga para aproveitar o destino durante a viagem melhora o desempenho em reuniões.

Leia também: 50 blogueiros se unem para dar dicas para viajar com crianças

Acomodações

A hospedagem também tem uma grande importância para os entrevistados e, para 65% dos profissionais brasileiros é essencial que a acomodação atenda especificamente os viajantes a trabalho. Para 61% dos brasileiros, uma cama confortável e um sinal de Wi-Fi forte estão no topo da lista das necessidades, seguido de um café da manhã farto (52%). Outro aspecto importante é a localização dos hoteis - 50% dos brasileiros disseram que a hospedagem deve ter um acesso fácil às reuniões.