Como funcionam os bastidores dos parques da Disney

Por Daniel Torres , de Orlando

compartilhe

Tamanho do texto

Parques de Orlando contam com imensas estruturas para deixar o "mundo real" longe da fantasia do "mundo Disney"

Na Disney, tudo é muito grande e mágico. E para criar o encantamento que fascina o público e cumprir a exigência de qualidade dos serviços que são prestados nos parques, uma rede de infraestrutura “secreta” acompanha o crescimento das atrações que recebem mais de 50 milhões de visitantes por ano.

E, quase tão grande quanto o número de visitantes, é o número de empregados dos parques: cerca de 60 mil pessoas entre as equipes que estão diretamente em contato com o público e nas áreas administrativas. O gerenciamento de toda essa gente é um emaranhado que apenas com muita organização tudo dá certo.

Leia também: Saiba tudo sobre o primeiro parque da Disney na China

Visitantes não imaginam o que tem por trás dos brinquedos
Daniel Torres
Visitantes não imaginam o que tem por trás dos brinquedos

Milhares desses funcionários, por exemplo, usam uniformes e todos eles precisam comer. Então, onde lavar e costurar essas roupas e onde essa gente toda irá fazer suas refeições? É nisso que os projetistas e engenheiros (chamados de “imagineer”) da Disney tiveram que pensar antes da construção ou a cada reforma dos parques.

E se você já foi a Disney, é provável que nunca tenha pensado nisso. A imersão no mundo da fantasia criada por esses profissionais faz com que nada que seja do “mundo real” chegue até os visitantes. Mas pode ter certeza que atrás de cada grande montanha-russa ou qualquer outra atração, tem muito mais do que se vê.

Muito trabalho por trás de cada show
Daniel Torres
Muito trabalho por trás de cada show

Só com uma volta pelos bastidores da Disney se tem ideia de como pode ser complexo criar um parque desse porte. Com essa grandiosidade, as atividades são separadas por espécies de pavilhões.

Na Disney não se vê um posto de trabalho sem alguém devidamente uniformizado e pronto para auxiliar. E isso é complexo de realizar. Os funcionários sempre passam por reciclagens para se inteirar sobre as novidades dos parques e têm que cumprir muito bem o seu cronograma de trabalho, com horário de chegada e de refeições sem atrasos. Tudo deve ser muito bem organizado, e é.

Mais: Aplicativo facilita a vida de visitantes da Disney

Perto da Spaceship Earth, no Epcot, há uma criação de frutos do mar
Divulgação
Perto da Spaceship Earth, no Epcot, há uma criação de frutos do mar

Todos fazem suas refeições nos próprios parques, claro que sem ser visto pelos turistas. Por trás dos brinquedos, pavilhões abrigam desde o local das refeições até as próprias comidas. Em uma sequencia de estufas são cultivados vegetais e hortaliças que são consumidos pelos visitantes e funcionários, sem que os turistas tenham ideia disso. Ou algum turista pode imaginar que bem próximo à Spaceship Earth, aquela bola gigante e prateada, grande símbolo de Epcot, há uma criação de frutos do mar que são servidos em refeições a algumas dezenas de metros de lá?

Os corredores e “passagens secretas”’ também são destaques nos parques. Em alguns setores da Disney, túneis subterrâneos são usados por funcionários fantasiados e por equipes que abastecem as atrações. Não é por acaso que em nenhum ponto você vê dois personagens iguais (seria desastroso para qualquer criança ver dois patetas de uma vez só). Ou então, mesmo com atrações tão próximas, também nunca haverá um funcionário vestindo uma roupa de cowboy cruzando a terra do futuro.

Manter um dos maiores aquários do mundo e uma réplica da savana africana também exige um grande trabalho de apoio por trás. São uma série de biólogos, veterinários, tratadores e criadores que precisam trabalhar dentro do parque. Por isso o centro veterinário da Disney, que fica dentro do parque Animal Kingdon, é um dos maiores do mundo. Reconhecido pelas mais importantes associações veterinárias do mundo, o parque tem o melhor resultado do planeta quando se trata da reprodução assistida de elefantes fora do habitat natural.

Disney tem o melhor resultado quando se trata da reprodução assistida de elefantes fora do habitat natural
Daniel Torres
Disney tem o melhor resultado quando se trata da reprodução assistida de elefantes fora do habitat natural

Destaque dos parques, os arbustos cuidadosamente cortados em forma de personagens Disney, que parecem até artificiais, também são cultivados nos bastidores dos parques e podados pelos jardineiros da empresa. Quando se trata de um centro de lazer tão grande como a Disney, tudo é superlativo, até a complexidade e, principalmente, a qualidade dos serviços prestados.


Leia tudo sobre: disneyestados unidosorlando

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas