Tamanho do texto

É preciso atenção ao escolher a viagem, assinar o contrato e com os documentos exigidos em cada destino

Se você está pensando em viajar, saiba que existem muitos passos antes de curtir de fato o passeio de férias. É preciso escolher a viagem de acordo com o seu gosto e bolso , além de prestar atenção em todos os detalhes para não ter problemas no futuro.

A Fundação Procon, de São Paulo, fez uma carilha de cuidados que devem ser tomados para evitar maiores dores de cabeça ao viajar .

Fique atenta aos cuidados que você deve ter antes de viajar
Getty Images
Fique atenta aos cuidados que você deve ter antes de viajar


Escolhendo a viagem

Primeiramente é preciso pensar: para onde você deseja ir? Avalie os locais que estejam mais de acordo com suas expectativas e condições de gasto e então passe para o segundo passo: o roteiro. Se você quer ter menos trabalho, o indicado é adquirir um pacote de viagem do tipo excursão , em que roteiros e horários de atrações ou passeios já são previamente estabelecidos. “Vale a pena checar o número de pessoas que compõem o grupo”, recomenda o Procon na cartilha.

55 viagens curtas para fugir da rotina

Já se você prefere maior liberdade na programação, o melhor é optar por um pacote personalizado . Nele, apenas hospedagem e transporte são contratadados antecipadamente para as datas que deseja. Em ambos os casos, o Procon recomenda checar se a operadora de turismo está registrada no Cadastro Oficial dos Prestadores de Serviços Turísticos do Brasil, Cadastur, pelo site do orgão

Outra atenção essencial na hora de escolher sua viagem é comparar preços. Não se limite a comparar os valores entre agências de viagens diferentes, preste atenção também na diferença entre o preço à visto e a prazo e nas taxas de juros empregadas.

Atenção ao contrato

Antes de fechar o pacote para seu próximo destino, preste atenção ao contrato: “Nele deve constar tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade”, de acordo com o Procon. Isso inclui ainda o preço total e as condições de pagamento, alteração, cancelamento  e reembolso de pagamento. Depois de assinar, ainda é preciso cautela: guarde uma via datada e assinada do documento.

Fechado o negócio, exija da agência os comprovantes de reserva de hotéis, translados e recibos de valores que já foram pagos anteriormente.

Cancelamento

A restituição em caso de cancelamento existe dependendo de qual parte que decide cancelar. De acordo com o Procon, se a agência cancelar a viagem, há a obrigação de restituir tudo o que já foi pago, mesmo se o motivo do cancelamento for a não obtenção do numero mínimo de participantes para o pacote.

Já se o consumidor cancelar, a decisão deve ser comunicada à empresa com a maior antecedência possível. Cancelamentos feitos pelo consumidor devem ser comunicados por escrito e, nesse caso, a operadora de turismo poderá reter percentuais proporcionais ao prazo até a viagem, de acordo com o que foi previsto em contrato. E a parte aérea conta com outra política de cancelamento, que é necessário ver com antecedência também.

Veja o que vai precisar em cada destino

O último passo antes da partida é verificar a necessidade de visto para cada local em que vai passar pela viagem escolhida – inclusive se for apenas uma conexão - além das vacinas e outros documentos.

Guia para a primeira viagem de avião

Em viagens internacionais , atenção ao câmbio . As variações podem afetar de forma decisiva os gastos que terá ao viajar. Tenha cuidado também ao usar o cartão de crédito, além do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que é cobrado sobre o valor gasto, a taxa de conversão da moeda válida será aquela que estiver operando no dia que a fatura do mês fechar.