Como viajar valorizando cada centavo e voltar para casa com alguns trocados para as próximas férias

Planeje-se e siga as dicas para voltar de viagem com algum dinheiro no bolso
Getty Images
Planeje-se e siga as dicas para voltar de viagem com algum dinheiro no bolso
Viajar é uma das melhores coisas da vida - e uma das formas mais prazerosas de gastar seu dinheiro, não é mesmo? Mas nada melhor que fazer uma viagem incrível e sonhada, mas voltar para casa com algum “trocado”, para poder começar a pensar na próxima aventura em lugares bacanas e inesquecíveis.

Algumas dicas podem realmente fazer com que seu dinheiro seja valorizado, centavo por centavo, durante uma viagem, mas sem deixar de aproveitar o que o lugar oferece de bom. São apenas “truques” para aproveitar ainda mais!

1. Compre as passagens com a maior antecedência possível. Fique atento às promoções. Quanto mais cedo for feita a compra das passagens, muito maior é a chance de o preço ser menor.

2. Aproveite os programas de milhagens , ou seja, aqueles nos quais você acumula pontos a cada viagem efetuada por uma companhia. Esses programas são uma boa forma de viajar sem ter tanto dinheiro. Fique atento ao prazo de validade das suas milhagens, para não perder o período de troca por um novo bilhete.

Outra vantagem é que algumas companhias aéreas têm convênios com alguns hotéis, cartões de crédito, locadoras de carros e várias outras empresas de serviços variados, que podem significar economia no seu destino.


3. Hospedar-se em albergues
pode ser uma boa para quem ainda tem disposição para isso. Há excelentes opções ao redor do Brasil e fora do país também. Para completar, é uma boa forma de conhecer gente nova durante as viagens.

4. Faça compras nos lugares mais baratos do seu destino . Aproveite as pechinchas e compre coisas que são a cara do lugar. Evite compras de última hora em freeshops de aeroportos, por exemplo.

5. Se for viajar para um lugar muito frio, certifique-se de que está levando toda a roupa necessária para se proteger das baixas temperaturas . Evite ao máximo ter que comprar mais roupas e acessórios durante a viagem, gastando dinheiro com algo que poderia evitar.

6. Na Europa, vale muito a pena comprar passes de trem . As viagens são rápidas e os passes permitem que o turista faça viagens dentro de um período, sem que precise comprar cada trecho separadamente. Atualmente há quatro tipos de passes: Eurail Global Pass, que permite viagens pela Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Mônaco, Grécia, Holanda, Irlanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Suécia e Suíça; Eurail Select Passa, onde o turista escolhe três, quatro ou cinco países em um total de 23; Eurail Regional Pass, ideal para turistas que querem conhecer apenas uma pequena região da Europa; e Eurail Country Pass, voltado para pessoas que vão viajar apenas por um país.

7. Passes para museus também é uma ótima forma de economizar.

8. Dependendo do lugar, alugar um carro para conhecer os arredores pode ser uma boa dica de economia. Pesquise promoções de aluguel de carros durante a semana, por exemplo, e tente obter tarifas em conta.

9. Se não tiver obrigação de estar conectado com o mundo, não ative o roaming do seu celular e opte por comprar cartões telefônicos por onde for passando.


10. Em alguns lugares, sai mais barato alugar um apartamento a ter que ficar em hotel. Em muitos casos, os apartamentos abrigam com conforto até quatro pessoas e são perfeitos também para um casal.

11. Caso prefira ficar em hotel, compre comida no supermercado , que dê para comer no hotel, e evite ficar gastando com alimentação na rua.

12. Para comer fora e conhecer um pouco da gastronomia local, evite os locais mais badalados , nas ruas principais, mais famosas e movimentadas. Opte por ruas secundárias, em points menos comentados, mas nem por isso menos saborosos.

13. Para quem viaja de carro, uma dica para economizar combustível é evitar aceleração brusca . Dirigir em alta velocidade pode diminuir o tanto que um carro percorre por quilômetro com um litro de gasolina.


Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .