A pequena britânica Esmé tem um currículo de viagens que faz inveja a muito mochileiro experiente. Aos 10 meses, a menina já era a companheira fiel dos pais Karen Edwars e Shaun Baynes em seus passeios pelo mundo e já conhecia três continentes. As informações são do site britânico "Metro".
Leia mais: Como tirar o passaporte, passo a passo
A família passou pela Irlanda, onde Karen tem familiares, partiu para Nova Zelândie a passou por Singapura, Austrália, Indonésia, Malásia, Vietnã, Taiwan e Hong Kong. Hoje, Esmé tem um ano e cinco meses e uma experiência em viagens invejável.
Primeira viagem
"Acho que poso dizer que eu não tive uma licença maternidade típica" escreveu Karen, que trabalha como enfermeira, em seu blog. Quando Esmé tinha apenas 10 semanas, a família decidiu alugar a casa que morava em Londres, vender o carro e começar a viajar. A primeira parada seria a Nova Zelândia.
Karen conta que queria aproveitar sua licença maternidade ao máximo. Mas ela confessa que as pessoas "achavam que ela estava louca" quando resolveram deixar Londres e viajar.
"Shaun e eu já tínhamos vontade de viajar de mochilão antes de ficar grávida. Todos pensavam que estávamos completamente loucos quando decidimos viajar e ainda levar Esmé", afirma.
O casal já havia se planejado e economizado para o "tour", que custou cerca de 10 mil libras (aproximadamente R$ 52 mil).
Leia mais: Faça um mochilão em grupo
Você viu?
Perrengues
Karen explica que nem todos os momentos foram fáceis. A mãe conta que, diversas vezes, Esmé precisava apenas dormir ou mamar, mas o desejo do casal era sair e tomar uma cerveja.
Mesmo assim, para ela foi incrível e teve momentos como um passeio de bicicleta pelo Vietnã no qual as pessoas paravam e tratavam Esmé como celebridade ou uma tarde com cangurus em Brisbane.
Cuidados
Claro que viajar com um bêbe pediu cuidados. Os pais fizeram um roteiro que não passasse por cidades ou países com alto risco de doenças, como malária. E a pequena Esmé foi medicada e tomou todas as vacinas necessárias ainda em Londres e na primeira parada, na Nova Zelândia.
De novo?
Questionada se faria tudo de novo caso tivesse outro filho, Karen responde: "Ainda não tenho planos para outros filhos, mas quando tiver, definitivamente vou fazer tudo de novo".