Tamanho do texto

As praias de naturismo brasileiras estão espalhadas por toda a costa, desde o Nordeste até o Sul do país: veja qual tem a ver mais com você

Você provavelmente já ouviu falar das praias de naturismo ou nudismo. No último domingo (6), por exemplo, a atriz Francis Helena Cozta , ex-Chiquititas , publicou, em seu Instagram , uma foto em Tambaba, em Conde (PB), em que aparece bem à vontade. E se você tem vontade de conhecer um destino assim, saiba que há várias opções. 

Leia também: Cresceu rápido! Ex-Chiquititas posta foto em praia de nudismo

Braço e perna de pessoa sem roupa de costas em uma praia arrow-options
Reprodução/francishelenacozta
Ex-Chiquititas escolheu a praia de Tambaba, em Conde, para nadar mais à vontade; veja outros destinos para fazer o mesmo

De norte a sul, a costa brasileira tem oito  praias de naturismo oficiais para você aproveitar nos dias quentes da primavera e no verão. Nenhuma delas fica em São Paulo ou na região norte, mas estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro têm mais de uma alternativa para você.

Então prepare-se para conhecer um pouco mais sobre as oito  praias brasileiras nas quais a prática do naturismo não só é bem-vinda, mas também permitida registrada junto ao governo, segundo informações da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN).

As 8 praias de naturismo oficiais do Brasil

  1. Praia de Tambaba, Conde, Paraíba
  2. Praia de Massasrandupió, Entre Rios, Bahia
  3. Praia de Barra Seca, Linhares, Espírito Santo
  4. Praia Olho de Boi, Búzios, Rio de Janeiro
  5. Praia do Abricó, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  6. Praia do Pinho, Balneário Camboriú, Santa Catarina
  7. Praia da Galheta, Florianópolis, Santa Catarina
  8. Praia de Pedras Altas, Palhoça, Santa Catarina

1. Praia de Tambaba, Conde, Paraíba

Praia de Tambaba e suas falésias arrow-options
shutterstock
Praias de naturismo oficiais: a Praia de Tambaba está entre as praias oficiais para esta prática desde 1989

A Praia de Tambaba, no município de Conde, na Paraíba, foi a escolhida pela ex-Chiquititas  para as fotos que viralizaram . Ela fica a cerca de 40 km da capital do estado, João Pessoa. Segundo o site oficial da Federação Brasileira de Naturismo, a praia é marcada por suas falésias, que chegam a 20 m de altura, e seu mar calmo.

Em 1989, ela foi a primeira praia nordestina a ser liberada para o nudismo, embora os nativos já a frequentassem sem roupa antes disso. Ela é dividida em três áreas: uma para famílias e casais, outra onde homens desacompanhados são permitidos e uma onde é possível ficar com a roupa de banho.

Mas não espere por muito luxo quando for para lá: as pousadas, segundo a FBrN, são pequenas e rústicas, deixando que tome a atenção dos naturistas.

2. Praia de Massarandupió, Entre Rios, Bahia

Cabana e mesas com guarda-sol na Praia de Massarandupió arrow-options
Reprodução/Flickr/Fred Schinke
Praias de naturismo oficiais: a Praia de Massarandupió, na Bahia, se extende por uma área de 2 mil metros

A menos de 100 km de Salvador, Massarandupió é a segunda das praias brasileiras onde o naturismo é oficial. Chegar nela é um tanto complicado: é preciso sair da Linha Verde no km 88 no sentido Salvador/Aracaju, seguir por 7 km numa estrada de terra e ainda caminhar mais 20 minutos.

Mas todo esse esforço é recompensado com uma área isolada de 2 mil metros  na qual você poderá ficar à vontade para praticar o nudismo. Sua infraestrutura, de acordo com o site da FBrN, conta com dois bares e restaurantes rústicos.

3. Praia de Barra Sêca, Linhares, Espírito Santo

Praia de Barra Sêca durante o pôr do sol arrow-options
shutterstock
Praias de naturismo oficiais: a pequena Barra Sêca é a primeira praia da lista que fica na região Sudeste

A próxima integrante da lista de praias de naturismo brasileiras oficiais fica a cerca de 200 km de Vitória e a 1,1 mil km de São Paulo. É possível acessá-la com ônibus saindo de Linhares rumo a Pontal do Ipiranga.

Barra Sêca, em si, é um trecho de areia grossa e mar bravo de 200 m reservado para a prática do naturismo, além de cozinha, churrasqueira, banheiros, chuveiros e área para camping com energia.

Na Praia de Urussuquara, a 1 km de Barra Sêca, há pousadas e áreas para camping adicionais para quem precisar ou quiser pernoitar por lá ou passar um feriado ou final de semana.

4. Praia Olho de Boi, Búzios, Rio de Janeiro

Vista aérea da Praia Olho de Boi arrow-options
Reprodução/Flickr/Rodrigo Soldon
Praias de naturismo oficiais: a Olho de Boi é bastante rústica, sem nenhum tipo de infraestrutura para turismo

Depois do Espírito Santo, chega a vez do Rio de Janeiro marcar presença com sua própria praia oficial de naturismo. Ela pode ser acessada a pé por meio da Praia Brava de Cabo Frio, sendo ideal para banhos.

Diferentemente das outras praias de naturismo da lista, a Olho de Boi não tem infraestrutura turística, então pode ser mais bem aproveitada caso você só queira um lugar para passar uma tarde ensolarada em meio à natureza. 

Leia também: Tome cuidado! 13 atitudes que rendem multa em pontos turísticos no exterior

5. Praia do Abricó, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Vista da praia do Abricó a partir dos costões de pedra arrow-options
shutterstock
Praias de naturismo oficiais: escondida no litoral da Cidade Maravilhosa, a Praia do Abricó é um refúgio naturista

A Praia do Abricó é única das praias brasileiras na região Sudeste que permite oficialmente a prática do naturismo. Isolada entre mar e montanha, é fácil se esquecer que a praia fica na Cidade Maravilhosa, logo após a Prainha.

Segundo a FBrN, foi justamente essa sensação de isolamento e privacidade que fez dela um destino popular entre os naturistas. Assim como a Praia Olho de Boi, a do Abricó não tem nenhuma infraestrutura própria para acomodar os turistas.

6. Praia do Pinho, Balneário Camboriú, Santa Catarina

Praia do Pinho em Balneário Camboriú, Santa Catarina arrow-options
Reprodução/Flickr/Otávio Nogueira
Praias de naturismo oficiais: a Praia do Pinho tem infraestrutura completa para acomodar todos os seus visitantes

Finalmente, a lista de praias de naturismo oficiais no Brasil chega à parada final: o estado de Santa Catarina. A primeira das três na região é a Praia do Pinho, no popular destino turístico de Balneário Camboriú.

De todas da lista, ela é a que conta com a infraestrutura mais completa, oferecendo pousadas de qualidade, restaurantes e área com estacionamento. Além de passar um tempo na areia ou nas águas limpas do mar que a cerca, você também pode explorar os costões de pedra da região.

7. Praia da Galheta, Florianópolis, Santa Catarina

Vista da Praia da Galheta em Florianópolis, Santa Catarina arrow-options
shutterstock
Praias de naturismo oficiais: a Praia da Galheta é um destino oficial para o naturismo desde 1997

A Praia da Galheta tornou-se destino oficial para a prática do naturismo ainda em 1997. Mas, como faz parte do Parque Municipal da Galheta, ela não tem infraestrutura turística e só pode ser acessada por trilhas.

A vizinha, Praia Mole, oferece serviços básicos para os turistas, como hospedagem e alimentação, além de ser o ponto de partida das trilhas que levam até a Praia da Galheta.

8. Praia de Pedras Altas, Palhoça, Santa Catarina

Praia de Pedras Altas por entre a mata arrow-options
Reprodução/Facebook
Praias de naturismo oficiais: a Praia de Pedras Altas é dividida em duas, recebendo naturistas e não-naturistas

Saindo de Florianópolis, a lista chega a seu destino final: a Praia de Pedras Altas, no município de Palhoça. Dividida entre o lado naturista e o não-naturista, ela tem uma infraestrutura simples, que conta com bares, restaurantes e espaços para camping e estacionamento.

Leia também: Passageira é barrada em voo por causa de traje "inapropriado"

Ela pode ser acessada pela BR-101, 30 km após o sul da capital do estado. Seu mar é tranquilo e sem ondas, ideal para famílias ou para quem só quer se refrescar nas águas das praias de naturismo brasileiras.