Mais conhecido pela sigla Cadeg pelos cariocas, o antigo Centro de Abastecimento do Estado de Guanabara é o “Mercadão” do Rio de Janeiro. O espaço de 100 mil m² é destino certo para quem busca comprar desde hortifruti e produtos frescos até flores e bebidas.
Para os turistas, as opções gastronômicas do Cadeg são uma atração e tanto: 28 restaurantes ocupam o segundo pavimento do Mercado Municipal. Em datas especiais, como a Páscoa, Dia de São Jorge e o aniversário do Cadeg, no mês de janeiro, costumam acontecer festivais e shows.
O Mercado Municipal foi inaugurado em 1962 e é tombado como Patrimônio Oficial da capital carioca. Fica aberto 24 horas por dia – embora o funcionamento das lojas seja independente, então é importante conferir o horário para não perder a viagem.
Aos sábados, os preços dos mais de 700 estabelecimentos do Cadeg costumam ser promocionais. De lembrancinhas do Rio até frutas “exóticas”, a variedade do Mercadão torna ele o lugar certo para bater perna e ver um lado menos turístico, mas não menos interessante.
Festivais Gastronômicos
Vale a pena conferir a programação de festivais e programar um roteiro gastronômico pelo Cadeg. Entre julho e agosto, o Festival de Inverno traz pratos a preços promocionais junto de feiras de moda, música, exposições e palestras.
Na primavera, outro festival da estação costuma acontecer no local. Um clássico é o Festival Mesa Santa, que ocorre na Páscoa e atrai com as opções de bacalhau, frutos do mar, vinhos e azeites. Em abril, o Dia de São Jorge é marcado por feijoadas.
Feira de Antiguidades
Embora várias das lojas do Cadeg fechem as portas aos domingos, a Feira de Antiguidades é uma ótima alternativa para quem tem este como único dia livre para conhecer o local. Colecionadores ou turistas interessados em levar uma lembrancinha para casa podem passear pelas bancas de expositores de relíquias e objetos vintage.
Mercado das Flores
Para quem busca plantas e flores bonitas a bons preços, a dica é madrugar no Mercadão. O ponto funciona de segunda à sábado das 4h às 12h, com exceção das quintas-feiras e datas especiais, quando abre às 2h. Se a ideia é decorar a casa ou organizar algum evento, o comum é chegar logo cedo para aproveitar as melhores opções. Saiba mais .
Cantinho das Concertinas
Os bolinhos e pastéis de bacalhau são carro-chefe do restaurante de estilo lusitano Cantinho das Concertinas . Além de agradar o paladar, aos sábados o restaurante torna-se uma atração para os fãs de música tradicional portuguesa. As apresentações ao vivo acontecem a partir das 13 horas. De terça a sábado, o restaurante abre das 8h às 16h30.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Cantinho das Concertinas (@cantinhodasconcertinas)
Barsa
Outro restaurante clássico do Cadeg é o Barsa . O cardápio tem inspiração na culinária colonial e oferece opções como bacalhau rei, arroz de pato, galinha ao molho pardo e feijoada. Aos domingos, há música ao vivo. O horário de funcionamento vai das 11h às 16h de segunda a quinta-feira e das 11h às 17h de sexta a domingo.
Costelão do Cadeg
Para quem prefere as carnes aos frutos do mar, o Mercadão também oferece opções de pratos assados na brasa. O restaurante Costelão funciona diariamente das 11h30 às 17h. O cardápio inclui – claro – costela com pão de alho, risoto de costela, churrascada com vários tipos de carne e galeto. Mas também há as tradicionais opções com peixes típicas do Cadeg, como a moqueca de filé de dourado e outros pratos de bacalhau.
Como chegar no Cadeg
O Cadeg fica no bairro de Benfica, na rua Capitão Félix. Há estacionamento no local, mas para quem está visitando a cidade, opções de linhas de transporte pública tem pontos próximos ao Mercadão.
De metrô, a linha 2 chega até a Estação São Cristóvão, de onde é possível pegar um ônibus para completar o trajeto. Diversas outras linhas de ônibus vão até o Cadeg, dependendo do ponto de partida.