Antes de planejar qualquer roteiro de viagem internacional, é preciso se informar sobre as exigências para entrada no país. Além do passaporte, alguns países solicitam que brasileiros apresentem visto – é o caso de Cuba .
Em agosto de 2024, o processo de solicitação para visitar a ilha caribenha se tornou mais fácil, com a entrada em vigor do sistema de visto eletrônico para viagens de turismo a Cuba . Por enquanto, o novo tipo de visto ainda não é obrigatório, mas já está disponível e válido.
O que muda com a implementação do visto eletrônico?
O visto eletrônico foi pensado pelo governo cubano para facilitar a ida de estrangeiros ao país. Chamado de e-Visa , o documento pode ser solicitado e recebido digitalmente, e substitui o cartão de autorização antigo – a “Tarjeta del Turista”.
Antes, era necessário solicitar o visto por meio da Embaixada ou Consulado de Cuba no Brasil ou diretamente com companhias aéreas que voam para Havana . Agências de turismo credenciadas também poderiam fazer a solicitação.
Agora, todo o processo pode ser feito digitalmente pelo site do Ministério de Relações Exteriores de Cuba . Neste ano, o cartão de turista antigo segue valendo. O e-Visa só será obrigatório a partir de 2025.
O que não muda é o tempo de validade a autorização para permanecer em solo cubano: continua sendo permitida uma estadia de 90 dias prorrogáveis por outros 90 dias, com o visto tendo validade de um ano e só podendo ser utilizado para ingressar no país uma vez.
Como solicitar o visto eletrônico?
É preciso ter um passaporte válido e um endereço de email. No site, o turista deve preencher seus dados e completar a solicitação. Também dá para verificar o status do pedido de visto no mesmo portal.
Uma taxa de R$ 90 é cobrada pela solicitação de visto. O valor pode ser pago por transferência ou depósito bancário.
Por meio de um único endereço de email, é possível solicitar até 10 vistos na aplicação – assim, famílias ou grupos maiores podem realizar o procedimento de uma só vez, concentrando as informações em um lugar só.
Uma vez que o pedido seja aprovado, o viajante deve completar o formulário “ D’Viajeros ” com o número de visto, que estará vinculado ao passaporte. O formulário deve ser preenchido pelo menos 72 horas antes da chegada ao país e será disponibilizado um QR Code para mostrar às autoridades no ingresso em Cuba .
Cuba também requer o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela (veja como tirar) .
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro