Entre as Cidades Históricas Mineiras , São João del Rei é uma das que mais se desenvolveu economicamente, com comércio movimentado e trânsito nas ruas, mas conserva uma bela parte de seu patrimônio e costuma ser visitada em passeios de bate e volta a partir da vizinha Tiradentes , que fica a menos de 30 minutos de carro e a 40 minutos de trem Maria Fumaça (saiba mais a seguir). Veja seis atrações para conhecer em São João del Rei :
1. Maria Fumaça
O passeio de maria-fumaça leva os visitantes de São João del Rei a Tiradentes em uma viagem de cerca de 40 minutos por uma estrada de ferro, inaugurada em 1881 com a presença de Dom Pedro II. De dentro do vagão, os passageiros veem um pouco da região e acompanham as explicações do guia sobre a formação de Minas Gerais . O Museu Ferroviário , anexo à estação de São João del Rei , conta a história da estrada de ferro e da locomotiva. A passagem de ida e volta custa R$ 172 e as viagens ocorrem às sextas-feiras, sábados e domingos. É recomendado comprar o bilhete antecipadamente pelo site . Saiba mais sobre o passeio de maria-fumaça aqui. Rua Quintino Bocaiúva, 22
2. Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar
A Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar foi construída em 1721 para substituir a capela da vila, que havia sido destruída durante um incêndio. Homenageando a santa padroeira da cidade, a igreja recebeu materiais e quadros da Corte de Portugal. A construção chama atenção pela influência neoclássica, com o teto em abóbada, e pelos altares entalhados. Rua Monsenhor Gustavo, 61. De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h, e aos domingos, 9h30 às 11h.
3. Igreja de São Francisco de Assis
O projeto da portada de pedra-sabão é atribuído a Aleijadinho, mas teria sido modificado e executado por Francisco de Lima Cerqueira, outro grande artista da época. O interior é rico em detalhes barrocos e rococós, como o lustre de cristais Baccarat no altar-mor e as colunas curvilíneas que adornam os oratórios e púlpitos laterais. No cemitério da igreja, ao fundo, fica o túmulo do ex-presidente Tancredo Neves, nascido em São João del Rei. Praça Frei Orlando. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h; aos sábados, das 8h30 às 16h; e aos domingos, das 8h30 às 14h.
4. Igreja Nossa Senhora do Carmo
A construção apresenta características de várias fases do barroco. Da última, o interior todo branco e as cores que aparecem apenas nos detalhes de ouro e nas imagens dos santos. Na lateral da nave há uma escultura inacabada de Cristo sem os braços, de autor desconhecido. Praça Carlos Gomes. De terça a quinta-feira, das 8h às 17h, e aos domingos, das 6h às 17h.
5. Museu Regional de São João del Rei
Depois de uma série de reformas, o Museu Regional de São João del Rei reabriu em março de 2024. O prédio restaurado de 1859 abriga peças como móveis, obras sacras e utensílios que registram os modos de vida de mineiros dos séculos 18 e 19. A entrada é gratuita. Rua Mal. Deodoro, 12. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h; aos sábados, das 13h às 17h; e aos domingos, das 9h às 13h.
6. Memorial Tancredo Neves
Fotos, documentos, cartas, jornais e painéis explicativos traçam um panorama cronológico da vida do político Tancredo Neves, de sua infância em São João del Rei ao ingresso na vida pública. O ponto alto da visita é o ambiente que exibe a máscara mortuária e capas de jornais anunciando a morte do então presidente eleito do Brasil. Infelizmente, o Memorial Tancredo Neves está temporariamente fechado para restauração no prédio e só é possível ver a estátua em homenagem ao político na frente da construção. R. Padre José Maria Xavier, 7. Sexta-feira, das 13h às 17h; e aos sábados e domingos, das 9h às 17h.
Busque hospedagem em São João del Rei
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro