Falta pouco para os primeiros shows do Rock in Rio 2024 . O festival ocorre no Parque Olímpico , na Zona Oeste do Rio de Janeiro , com shows distribuídos em duas semanas: dos dias 13 a 15 de setembro e, depois, de 19 a 22 de setembro.
Para quem vai curtir o Rock in Rio e pretende passar a semana na cidade – ou programou uma brecha para descansar entre a maratona de shows – uma boa ideia é aproveitar atrações próximas à Cidade do Rock . Afinal, muitos visitantes acabam se hospedando na região do Parque Olímpico .
Veja, a seguir, oito sugestões de programas na Zona Oeste:
1. Museu do Pontal
A cerca de 20 minutos da Cidade do Rock , o Museu do Pontal é o maior museu de arte popular do Brasil. São cerca de nove mil peças de 300 artistas brasileiros expostas. A sede na Barra da Tijuca foi inaugurada em 2021 e fica em um terreno de 14 mil metros quadrados. Prestigiar a arte nas exposições é só parte do atrativo do local: há ainda uma grande área verde no entorno do museu onde é possível fazer piqueniques na grama ou simplesmente descansar ao ar livre. O museu tem entrada gratuita, mas uma colaboração de R$ 20 é sugerida aos visitantes. Fica na Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes.
2. Praia da Barra da Tijuca
Quando se está no Rio de Janeiro , é difícil resistir a pelo menos algumas horas à beira-mar. A praia da Barra da Tijuca é a maior em extensão da cidade: vai até o Recreio dos Bandeirantes . As águas são convidativas e há quiosques e bares na orla – o açaí, o chá mate e os sanduíches da Barraca do Pepê são clássicos cariocas. Também dá para praticar surfe ou stand up paddle em alguns pontos da praia.
3. Mercado de Produtores Uptown
Na Barra da Tijuca, o Mercado de Produtores Uptown agrada os mais diversos paladares: ou seja, pode ser uma boa opção para grupos de amigos que vão curtir juntos o Rock In Rio . O centro gastronômico tem restaurantes de culinária brasileira – da paraense à mineira – e internacionais – como alemã e peruana. Há música ao vivo e jogos de futebol passando nas televisões. De domingo a quarta-feira, o mercado funciona das 12h às 21h. De quinta-feira a sábado, o horário de funcionamento é das 12h às 23h. O espaço fica na Av. Ayrton Sena, número 5500.
4. Ilha da Gigoia
Se você tiver um dia livre entre a programação de shows na Cidade do Rock , uma opção é fazer o passeio até a Ilha da Gigoia . A única forma de chegar ao refúgio natural é pegando um dos barcos que saem da estação de metrô Jardim Oceânico ou do shopping Barra Point. A ilha guarda restaurantes e bares, além de ser um bom cenário para curtir um dia de praia, praticar esportes e andar de jet ski. Saiba mais sobre a Ilha da Gigoia aqui.
5. Praia do Recreio
O Recreio é reduto dos surfistas na capital carioca. Mas, para quem prefere ficar em terra firme, há vários quiosques para comer e petiscar. Em dias de semana, a praia costuma ser mais tranquila.
6. Bares da Avenida Olegário Maciel
Outra opção é programar uma noite na Avenida Olegário Maciel, a rua mais boêmia da Barra da Tijuca . O Bar do Adão faz parte da história das noites cariocas e é famoso pelo pastel de feijoada. Já a Cervejaria Tio Ruy fornece doze torneiras de cerveja artesanal e petiscos.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Tio Ruy { Perfil Oficial } (@cervejariatioruy)
7. Quebra-Mar
A paisagem é o grande atrativo do Quebra-Mar da Barra da Tijuca . A estrutura foi construída em 1944 entre a Praia do Pepê e a Praia dos Amores para proteger a costa das ondas do mar, e proporciona uma ótima vista para assistir ao pôr do sol ou andar de bicicleta.
8. Praia da Reserva
A Praia da Reserva é o programa certo para quem busca um ponto mais tranquilo para descansar e recarregar as energias antes ou depois dos shows. A praia fica em uma área da preservação na Barra da Tijuca e costuma ter menos movimento.
Leia tudo sobre Rio de Janeiro
Resolva sua viagem aqui
-
Reserve hospedagem no Booking
-
Reserve seu voo
-
Reserve hospedagem no Airbnb
-
Ache um passeio na Civitatis
-
Alugue um carro