Desde o final de agosto, diversos pontos do Brasil registram focos de incêndio à medida que as temperaturas elevadas e a baixa umidade facilitam a propagação do fogo.
Segundo levantamento do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado mais afetado é o Mato Grosso , que contabilizava mais de dois mil focos na terça-feira (10), seguido do Pará , Goiás , Tocantins e Mato Grosso do Sul .
A crise climática no país vem devastando parques nacionais e afetando outros pontos turísticos do país. Veja, a seguir, alguns dos destinos atingidos pelo fogo:
Chapada dos Guimarães – Mato Grosso
Desde o dia 21 de agosto, pelo menos dez mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foram devastados pelo fogo. O Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio) fechou, por tempo indeterminado, quatro importantes atrações do complexo: o Véu da Noiva , que é também o cartão-postal do parque; a Cachoeirinha ; o Circuito de Cachoeiras; e o Morro São Jerônimo .
Chapada dos Veadeiros – Goiás
No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros , cerca de dez mil hectares foram queimados. Segundo a administração da unidade de preservação, a área atingida é ainda uma estimativa e fica entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia. O primeiro foco de incêndio começou no dia 5 de setembro e já foi controlado. Ainda há outras queimadas acontecendo dentro e nos entornos do parque, mas a concessionária responsável pela gestão, a Parquetur, mantém o complexo aberto e em funcionamento. Em nota conjunta divulgada no Instagram na terça-feira (10) , a Parquetur e o ICMBio afirmam que “ o incêndio ocorre em uma região que não afeta e nem coloca em risco as áreas de visitação do parque, que neste momento mantêm seu funcionamento em São Jorge normalmente”.
Jalapão, Lagoa da Serra e Rio Azuis – Tocantins
No Parque Estadual do Jalapão , as Dunas do Jalapão são um ponto bastante procurado para assistir ao pôr-do-sol. A atração chegou a ficar fechada para visitação entre 4 e 7 de setembro devido a incêndios nos arredores. Com o controle das chamas, o acesso voltou a ser liberado.
Outros pontos turísticos atingidos pela queimadas no Tocantins ficam mais ao sul. Na Lagoa da Serra , na cidade de Rio da Conceição , turistas tiveram que sair às pressas, no dia 4 de setembro, depois que as chamas atingiram árvores e quiosques que ficam no entorno. Não houve feridos e o foco de incêndio foi controlado.
Também houve incêndio no dia 5 de setembro no entorno do Rio Azuis , entre as cidades de Aurora do Tocantins e Taquatinga . Tido como o menor rio do Brasil, ele possui apenas 147 metros de extensão e águas cristalinas.
Vale do Paraíba e Serra da Bocaina, São Paulo
No interior de São Paulo , os bombeiros combatem nesta quarta-feira (11) dois focos de incêndio em Campos do Jordão , mais exatamente no bairro Vila Fracalanza. Outros destinos na região do Vale do Paraíba estão sendo atingidos por queimadas, incluindo São Bento do Sapucaí , em uma área de mata próxima à Pedra do Baú , um cartão-postal local.
Já na Serra da Bocaina , um incêndio de grandes proporções atingiu a cidade de Bananal na terça-feira (10), mas as chamas já foram controladas. A cidade de Cunha também tinha um foco de incêndio ativo até a segunda-feira (9). O monitoramento segue na região.
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro