Capital da região da Emília-Romanha, Bolonha é conhecida entre os italianos por três apelidos. O primeiro deles é la dotta , que significa “a sábia” e faz alusão à Universidade de Bolonha . Fundada em 1088, ela é a mais antiga do mundo ocidental e recebeu alunos notáveis, como o matemático Nicolau Copérnico.
A região também é chamada de la rossa , que quer dizer “a vermelha”. O apelido se refere aos telhados avermelhados de suas construções históricas, que podem ser contemplados do topo da Torre Asinelli . Outra característica marcante de sua arquitetura é a presença de pórticos, quase onipresentes no centro da cidade.
O último apelido é la grossa , que significa “a gorda”. Afinal, a cidade é berço do famoso molho à bolonhesa. Feito à base de ragù , ele costuma ser servido com o tagliatelle. Um ótimo lugar para provar esse prato típico é a Osteria dell’Orsa .
+ A Civitatis tem tour gastronômico por Bolonha
Veja, a seguir, dez atrações imperdíveis na cidade:
1. Piazza Maggiore
Coração de Bolonha , a Piazza Maggiore é cercada por edifícios centenários, como a Basílica de San Petronio , Palazzo dei Notai , o Palazzo d’Accursio , o Palazzo del Podestà e o Palazzo dei Banchi .
2. Santuário Madonna di San Luca
Localizado no topo do Monte della Guardia , o Santuário Madonna di San Luca permite ver a cidade de cima. Construído entre os séculos 11 e 13, o edifício se caracteriza por possuir um dos pórticos mais longos do mundo, com cerca de 3,6 quilômetros de extensão e 666 arcos.
Endereço: Via di San Luca, 36.
+ Confira um guia completo de Bolonha aqui
3. Canale di Reno
Um dos mais curiosos pontos turísticos da cidade é o Canale di Reno , um canal artificial no meio da cidade que é derivado das águas do Rio Reno por meio da eclusa de Casalecchio. Cercado por prédios coloridos, o ponto pode lembrar outro destino italiano: Veneza.
Endereço: Via Piella.
4. Catedral de San Pietro
Localizada em uma das ruas mais movimentadas de Bolonha , a Via dell’Indipendenza, a Catedral de São Pietro é reconhecida por sua fachada barroca em tons avermelhados, com detalhes em mármore. Ela foi construída entre os séculos 10 e 11 e abriga valiosos objetos litúrgicos e ornamentos artísticos e espirituais. A igreja conta com a segunda torre mais alta da cidade.
Endereço: Via dell’Indipendenza, 7.
+ A Civitatis tem tour de bicicleta por Bolonha
5. Basílica de San Petronio
Dedicada ao santo padroeiro da cidade, a Basílica de São Petrônio se caracteriza pela fachada inacabada. Um dos principais exemplos de arquitetura gótica da Itália, ela começou a ser construída no final do século 14 e nunca foi finalizado – segundo a lenda, por ordem expressa do papa Pio IV, que considerou o projeto completo um sonho “megalomaníaco”. Ao visitar a basílica, vale contemplar o seu belo portal central, projetado pelo escultor italiano Jacopo della Quercia.
Endereço: Piazza Maggiore.
6. Fontana del Nettuno
Também conhecida como “il Gigante”, a Fontana del Nettuno é um dos ícones da cidade. Fruto de uma parceria entre o arquiteto Tommaso Laureti e o escultor Giambologna, a fonte foi criada no século 16 para exaltar a gestão do papa Pio IV.
Endereço: Piazza del Nettuno.
+ Conheça também Ferrara, ótima opção de bate e volta desde Bolonha
7. Torres Asinelli e Garisenda
Engana-se quem pensa que a Torre de Pisa é a única edificação inclinada da Itália. Conhecida como Due Torri , a dupla composta pelas torres Asinelli e Garisenda é um marco de Bolonha. A Garisenda é a que possui a inclinação mais acentuada, enquanto a Asinelli é mais alta, chegando a quase 100 metros. Ambas foram erguidas entre os séculos 12 e 13.
Em tempos normais, era possível subir na Torre Asinelli , que tem 498 degraus, mas desde outubro de 2023 ela está fechada para obras de restauração estrutural em toda a área. Segundo as autoridades locais, a medida é necessária para garantir a segurança, já que a inclinação da Garisenda poderia levar a problemas no futuro. Não há previsão de reabertura.
Endereço: Piazza di Porta Ravegnana.
8. Museu Cívico Arqueológico
O Museu Cívico Arqueológico é conhecido, especialmente, por abrigar uma significativa coleção de artefatos históricos egípcios. O espaço, que é um dos principais museus da cidade, também conserva um renomado acervo de itens valiosos da antiguidade grega, romana e etrusca. O ingresso custa € 6 e pode ser adquirido online .
Endereço: Via dell’Archiginnasio, 2.
9. Universidade de Bolonha
Fundada no século 11, a Universidade de Bolonha continua em funcionamento e recebe estudantes de todo o mundo. Alguns de seus espaços são abertos para a visitação, como a sala de anatomia e a biblioteca. Vale a pena visitar o seu prédio, que é considerado um dos mais bonitos da cidade.
Endereço: Via Zamboni, 33.
10. Pinacoteca Nazionale di Bologna
A Pinacoteca Nacional de Bolonha reúne um dos mais importantes acervos artísticos italianos. A coleção contempla obras de renomados artistas renascentistas e barrocos da Itália, entre eles Giotto, El Greco, Ticiano, Rafael e Tintoretto. Os ingressos, que podem ser adquiridos online , custam € 10.
Endereço: Via delle Belle Arti, 56.
Veja um guia completo de Bolonha
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro