Todos os anos, durante o mês de agosto, a cidade de Medellín na Colômbia se enche de cores para festejar a Feria de las Flores, ou Feira das Flores. Realizado desde 1957, o festival nasceu para impulsionar o mercado de flores cultivadas pelos agricultores locais e, com o tempo, se tornou a manifestação cultural mais importante da região de Antioquia, da qual Medellín é a capital.
Em desfiles realizados no centro da cidade, a população se reúne para assistir a parada dos silletereros , produtores locais que carregam enormes arranjos que podem conter mais de 50 quilos de flores. O cortejo faz parte de uma competição com várias categorias, já que os arranjos possuem várias temáticas. Alguns têm desenhos tridimensionais com mensagens cívicas e religiosas, outros chegam a ser peças de publicidade e carregam a marca de empresas patrocinadoras.
A tradição das “silletas” de Medellín e de outras geografias da região andina da Colômbia remonta aos tempos coloniais, quando os camponeses e indígenas levavam nas costas cadeirotes de madeira para transportar pessoas, alimentos e os próprios carregamentos de flores.
Além dos desfiles, na programação da festa outros eventos incentivam os visitantes a conhecer a zona rural da cidade onde as flores são produzidas. O convite se estende para visitar o Jardim Botânico de Medellín – que possui mais de 4 mil espécies de plantas –, os museus e parques da cidade, todos com grande diversidade de atividades durante o período do festival.
Comuna 13 e Páramo de Santa Inês
A programação da Feira das Flores terá mais de 100 eventos artísticos e culturais nesta edição. Entre as atrações estão a Ciclo Silletera, um passeio em bicicletas elétricas até as fazendas produtoras de flores. O festival também terá exposição de carros antigos conversíveis, shows de trova, música popular e apresentações de ritmos como a salsa e o vallenato .
A partir do dia 5 de agosto, todos os dias do festival terão um “Graffitour”, um tour pelos grafites da Comuna 13, um bairro da cidade conhecido por ser referência mundial em arte de rua. Para se movimentar, vale fazer um passeio no teleférico “Metrocable” , um dos símbolos da cidade, já que uma das suas quatro linhas passa por lá.
Para quem quiser escapar da parte urbana de Medellín, durante a Feira das Flores também serão realizadas trilhas até o município vizinho de Belmira, onde os turistas podem conhecer o páramo de Santa Inês. No caminho é possível percorrer uma reserva ecológica que conserva diversas espécies ameaçadas de extinção, avistar aves e a flora local.