Recebendo mais de 4,5 milhões de turistas por ano, Punta Cana , na República Dominicana , é um dos destinos mais populares do Caribe . As temperaturas são agradáveis o ano todo, mas a ilha está na rota dos furacões. Veja, a seguir, os prós e contras de cada período:
A alta temporada – e as alternativas
A alta temporada em Punta Cana acontece entre dezembro e abril, quando o clima é estável. A contrapartida é que os preços sobem e as praias e resorts estarão cheios, principalmente de viajantes que tentam escapar do frio dos Estados Unidos – país que mais envia turistas à República Dominicana.
A dica é ir um pouco antes ou um pouco depois da época mais concorrida, quando o tempo também é firme. Em meados de novembro, a temporada de furacões já está no fim e os riscos de enfrentar uma tempestade são muito menores. Já em maio, o movimento começa a dar uma diminuída – mas já há risco de encontrar mais precipitações.
A baixa temporada
Os meses do meio do ano são considerados de baixa temporada. Os preços são mais convidativos, mas há o risco de não conseguir aproveitar tanto as praias por causa das chuvas frequentes.
Outra questão é a temporada de furacões do Atlântico (a que mais afeta Punta Cana ), que vai de 1º de junho a 30 de novembro.
Todos os meses nessa janela exigem atenção redobrada, mas historicamente os problemas são maiores em setembro e outubro.
Não é tão comum que Punta Cana fique na rota exata de um furacão, mas a simples presença de uma tempestade tropical nos arredores pode arruinar a viagem: os alertas fazem muitos serviços fecharem por precaução e, mesmo quando o ciclone passa relativamente longe, ele ainda pode trazer muita chuva.